A equipe de robótica FBOT da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) alcançou um marco histórico ao ter seu primeiro artigo aceito para apresentação no RoboCup Symposium, um importante congresso científico internacional que acontece junto à competição de robótica Robocup na Holanda. O artigo, intitulado "Digital Environment Description and Reconstruction using Panoptic Segmentation" tem autoria de João Francisco Lemos, Gabriel Amaral Dorneles, Igor Pardo Maurell, Stephanie Loi Brião, Rodrigo da Silva Guerra e Paulo Lilles Jorge Drews-Jr. O trabalho descreve uma metodologia inovadora para a reconstrução digital de ambientes para a simulação e o treinamento de robôs.
Com essa técnica, é possível criar uma representação virtual fiel do ambiente real, onde se cria uma cópia digital de cada objeto. Nessa cópia digital, cada objeto digital pode ser manipulado ou deslocado conforme necessário. Isso permite, por exemplo, o robô criar uma versão virtual do ambiente para praticar suas habilidades em simulações antes de atuar em ambientes domésticos reais. "Isso nos permite testar, validar e treinar robôs em cenários realistas, sem os riscos e custos associados a experimentos físicos" explica o João Francisco Lemos, um dos autores do trabalho que foi também seu projeto de graduação.
Fundada em 2002, até então a equipe competia tradicionalmente em torneios de futebol de robôs. Foi em 2018, que membros do FBOT, com o apoio dos professores Paulo Lilles Jorge Drews-Jr e Rodrigo da Silva Guerra, decidiram focar na robótica doméstica, área em que não tinham nenhuma experiência. A motivação por trás dessa mudança era justamente poder um dia aplicar os conhecimentos em temas de pesquisa de maior impacto. Desde então, a equipe tem se dedicado a expandir sua atuação e inovar com novas técnicas de ponta. O artigo aceito no RoboCup Symposium representa um marco importante nessa direção. "É mais uma vez a FURG contribuindo para o avanço da robótica no mundo, dessa vez através da nossa equipe de competição", afirma João Francisco Lemos. Confira abaixo uma imagem que mostra exemplo de reconstrução feita pelo método.