INOVAÇÃO

Empresa incubada da FURG projeta equipamentos para a Corsan

Dispositivos tem o objetivo de automatizar processo de análise durante tratamento de água

Foto: Divulgação

Com o objetivo de automatizar o processo de análise e controle de parâmetros de potabilidade durante o tratamento de água, a Augen Engenharia e Inovação, que faz parte da incubadora de empresas de base tecnológica da FURG -  a Innovatio -, recentemente realizou a entrega e montagem de equipamentos desenvolvidos por sua equipe para a Estação de Tratamento de Água (ETA) da Corsan em Tramandaí. Neste projeto conjunto, os dispositivos foram projetados com base nos conceitos da indústria 4.0.

De acordo com Moises Fernandes Borges, 38, engenheiro mecânico e um dos sócios da empresa, atualmente a parte analítica da operação de tratamento de água é feita manualmente. “O atual processo consiste na coleta de água, análise em laboratório próprio da estação, e, a partir disso, é feita a dosagem, que é uma operação difícil de acertar o ponto ideal de forma manual”, explica.

Os equipamentos concebidos pela Augen representam uma solução de automação, para que o processo seja feito de maneira constante e precisa. “Nosso equipamento está conectado online durante o tratamento e coleta de água, e nesse processo já desempenha a análise e dosagem”

Concepção e contexto

Como parte de uma adaptação ao mercado, a chamada indústria 4.0 engloba diversos fatores e aspectos possibilitados pelos mais recentes avanços tecnológicos compreendidos em diferentes dispositivos e ideias, a exemplo de conceitos como a internet das coisas, big data, realidade aumentada, sistemas modulares integrados, simulações e assim por diante.

Em seu sistema desenvolvido para a Corsan, chamado de ETA 4.0, em função de priorizar os esses conceitos, o grupo desenvolveu os dispositivos de maneira modular. São quatro módulos principais divididos por processos de tratamento de água: um de controle de PH, outro para controle de sulfato de alumínio e ainda módulos de controle de cloro e de flúor. O sistema também conta com uma sala de controle compacta, para gerenciar as informações obtidas pelos módulos anteriores.

“Todos os nossos equipamentos conversam com um aplicativo que desenvolvemos. Então, juntamente com o sistema de controle, que é algo mais completo, existe uma parte mais simplificada, mais voltada para a manutenção, na forma de um tablet”, explica e completa Moises: “caso o operador esteja sozinho, ele pode ir nos módulos apenas com o tablet e acionar os módulos de forma mais simples”.

Universidade e indústria

Por muito tempo espaços que mantinham certo distanciamento social, hoje, mais do que nunca, as universidades e a indústria se aproximam cada vez mais em uma relação que se retroalimenta. A FURG, por sua vez, conta com seu parque científico e tecnológico, o Oceantec, além de sua incubadora de empresas, a Innovatio. Esses espaços promovem a interação entre comunidade acadêmica – alunos, professores e técnicos – com a indústria, para a promoção de projetos e pesquisas voltados à criação de empresas com a concepção de equipamentos e serviços próprios.

Moises explica que, no caso da Augen, a empresa é um mecanismo de pesquisa aplicada. “Nossa pesquisa pode ser considerada mais simples, com conceitos mais simples, mas a gente tenta aplicar o simples de uma forma moderna”, pontua Moises. Para o engenheiro, o papel das empresas incubadas pela universidade está não apenas na pura conexão com a indústria, mas no uso deste espaço para aplicar tecnologias desenvolvidas dentro da instituição à comunidade externa.

Sobre a empresa

A Augen é composta por três sócios, sendo dois professores da Universidade, oriundos da Escola de Química e Alimentos (EQA): César Augusto da Rosa e Fabrício Butierres Santana, juntamente com Moises, mestrando na universidade. A equipe também compreende três colaboradores, funcionários da empresa - também ligados à FURG -, e três estagiários vinculados respectivamente ao Centro de Ciências Computacionais (C3), Escola de Química e Alimentos (EQA) e Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac).