INOVAÇÃO

Embrapii é apresentada à Associação Comercial de Santo Antônio da Patrulha

Robótica, ciência de dados e automação foram debatidos em encontro virtual

Na quarta-feira, 9, a FURG participou do café da manhã virtual da Associação Comercial e de Serviço de Santo Antônio da Patrulha (Acisap). Com o tema “Inovação”, docentes conversaram sobre as atividades da universidade em relação ao assunto.

O professor Jorge Gamarra, que atua nos cursos de Engenharias Agroindustriais no Campus Santo Antônio da Patrulha, abordou o tema “Inovação como Imperativo”. Em sua participação, destacou a importância de colocar a inovação como motor de desenvolvimento dos países e das cidades, enfatizando que o município precisa avançar nessa direção. Além disso, Gamarra informou sobre o trabalho que o Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (CMCTI) - do qual a FURG participa -, está realizando para ajudar no desenvolvimento de Santo Antônio da Patrulha.

Silvia Botelho, diretora do Centro de Robótica e Ciências de Dados (iTec) – unidade de inovação tecnológica da FURG que atua com linhas de produção tecnológica voltadas para sistemas robóticos e automação -, procedeu uma apresentação detalhada sobre o que é a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

De acordo com Sílvia, a quarta era da industrialização, I4.0, se caracteriza pelo uso massivo de tecnologias computacionais desde o chão de fábrica até os setores administrativos da empresa. Tecnologias como internet das coisas, ciência de dados, realidade aumentada, cyber segurança e robótica se inserem nos equipamentos, dispositivos e processos. Nessas perspectivas, o iTec/FURG, inserido no ecossistema do Parque Tecnológico (Oceantec), pode transformar uma ideia em inovação, aproximando o nível tecnológico da empresa do panorama 4.0.

Ainda, conforme a diretora do iTEC, a Embrapii se estabelece como uma importante oportunidade, subsidiando o projeto de desenvolvimento tecnológico e garantindo desburocratização, agilidade e excelência na execução desses projetos.

As empresas interessadas em participar de projetos com a Embrapii por meio da FURG a partir da aplicação de robótica, ciência de dados e automação no âmbito da indústria 4.0 e suas tecnologias poderão fazer contato por meio do e-mail itec@furg.br ou campus.sap@furg.br.