CENTRO INTEGRADO DE PESQUISAS

CIP divulga relatório sobre preços de combustíveis em abril

A pesquisa é uma análise da dispersão dos preços da gasolina

 

O Centro Integrado de Pesquisas (CIP), vinculado ao Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Iceac), divulgou o relatório sobre os preços dos combustíveis nas capitais brasileiras e nas cidades gaúchas em abril. A pesquisa é uma análise da dispersão dos preços da gasolina tendo como base a coleta de preços divulgados semanalmente pela Agência Nacional do Petróleo (ANP)

Quatro cidades gaúchas apresentaram um forte alinhamento de preços no mês de abril – do dia 16 ao dia 22 de abril - ou seja, não houve concorrência entre os postos de gasolina. Nesse mesmo mês tivemos os municípios de Cachoeira do Sul, Rio Grande e São Gabriel com o pior índice ICP sendo de 0,0% e com 0,3 % temos Cruz Alta. As cidades que apresentaram a melhor situação para o consumidor no Estado foram Santana do Livramento com 5,1% e Canoas e Santa Rosa com 4,8%.

 O ICP é o desvio-padrão do preço do combustível dividido pelo preço médio do combustível.  A interpretação do ICP é a seguinte: quanto mais próximo de zero for o seu valor, maior é o alinhamento de preços e menor a concorrência entre os postos.

As cidades nas quais a concorrência encontra-se acima de 1% são: Pelotas, Sapucaia do Sul, Cachoeirinha, Gramado, Alegrete, Alvorada, Santa Cruz do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Erechim, Bagé, Lajeado, Santa Maria, Torres, Gravataí, Vacaria, Ijuí, São Leopoldo, Viamão, Santo Angelo, Sapiranga, Porto Alegre, Uruguaiana, Esteio, Canoas, Santa Rosa, Santana do Livramento,  em ordem crescente.  Por outro lado, as que se encontram igual ou abaixo do nível de 1% foram: Cachoeira do Sul, Rio Grande, São Gabriel, Cruz Alta, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, sendo essa última a com ICP mais alto de 1,0%.

 O município de Novo Hamburgo apresentou o menor preço médio de R$ 4,90 no período. E o maior preço médio de revenda fica com a cidade de Bagé com o preço médio de revenda de R$ 6,07. Ao total são 28 cidades com concorrência ativa e apenas seis com alinhamento de preços.

Relatório

Fuente: FURG