INOVAÇÃO

Cerimônia de credenciamento de Unidades Embrapii acontece nesta quarta, 10

Elaborado virtualmente, o ato marca o início oficial das atividades da FURG como Polo Embrapii

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Realizada pela Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação (MEC), em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), a cerimônia de credenciamento virtual das novas Unidades Embrapii acontece nesta quarta-feira, 10, às 10h, e terá transmissão ao vivo - que pode ser acessada clicando aqui. O ato solene oficializa o resultado da chamada pública 2020.1, divulgada na última semana de maio, a qual garantiu à FURG o credenciamento junto à empresa - na área de Sistemas Robóticos Inteligentes - com a unidade iTec Centro de Ciência de Dados e Robótica.

A Embrapii

Com o caráter de uma organização social, a Embrapii é uma instituição privada sem fins lucrativos, cuja principal missão é contribuir para o desenvolvimento da inovação e da competitividade da indústria brasileira com o atendimento às demandas de inovação do setor produtivo. Por meio de programas, a Embrapii conta com o aporte financeiro do MEC, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Saúde (MS), predominantemente.

Dessa forma, a Embrapii se apresenta como uma ponte entre o setor produtivo, o governo e a academia brasileira, que, além de estimular interação entre as áreas, promove  - por meio da prospecção de projetos - a capacitação de profissionais qualificados para atuarem em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) na indústria. A iniciativa oferece aos estudantes de graduação e pós-graduação participação ativa nesses projetos, o que permite o aprendizado a partir de experiências reais entre a pesquisa e sua posterior aplicação.