O Centro de Microscopia do Sul (Ceme-Sul) da FURG conta com uma poderosa nova ferramenta de caracterização de superfícies. Trata-se de um interferômetro de luz branca que trabalha por varredura de coerência, com capacidade de medir superfícies num envelope de dimensões de medição de 75 mm x 75 mm x 100 mm.
O equipamento mede a topografia de superfícies com resolução subnanométrica em z e submicrométrica em x e y. Exemplos de medições incluem medições de forma, ondulação e rugosidade em geral, medições de degraus micrométricos e nanométricos em superfícies de alta resolução (como MEMS e aplicações óticas), quantificação de desgaste, corrosão e outros danos superficiais, em aplicações variando de mecânica, materiais, eletrônica, química, física, biologia, arqueologia, odontologia, biomedicina etc.
Além disso, o equipamento é o primeiro do mundo lotado em Universidades que permite, junto com a medição de topografia, identificação de cores reais. Essa combinação abre um amplo leque de novas possibilidades, como por exemplo, avaliação inovadora de produtos de corrosão e de desgaste, identificação de funcionalidades superficiais em biologia e até mesmo identificação de fraudes em documentos ou outras atividades forênsicas.
A instalação do equipamento e treinamento da equipe técnica ocorreram de 15 a 17 de abril de 2024 e contaram com a presença do representante da empresa Polytec, Joe Armstrong, do Reino Unido, que possui mais de 30 anos de experiência em metrologia superficial. Ocorreu ainda com um workshop ministrado sobre o tema aberto a toda a comunidade interna e externa e apoiado pela empresa Polytec.
Informações para usuários internos e externos à Furg sobre custos de utilização e agendamento do interferômetro podem ser encontradas no site do Ceme-Sul em breve.