Marinheiro por um Dia

CCMar e Comando do 5º. Distrito Naval assinam termo de cooperação do projeto Marinheiro por um Dia

Projeto oportuniza a crianças e adolescentes vivenciar as atividades navais

A FURG, através do Centro de Convívio Meninos do Mar (CCMar), e a Marinha do Brasil, por meio do Comando do 5º. Distrito Naval (Com 5º. DN), assinaram na manhã desta quinta-feira, 13, o termo de cooperação do projeto Marinheiro por um Dia. O ato ocorreu na sede do Com 5º. DN, após a cerimônia alusiva ao Dia do Marinheiro.

Com o propósito de oferecer à sociedade civil a oportunidade de conhecer uma parcela das atividades navais, por meio de aulas e orientações sobre temas relevantes da Marinha a bordo de uma embarcação do CCMar, o projeto terá aulas quinzenais por um período de 3 horas. Entre as atividades promovidas, estarão aulas de salvatagem, de marinharia, controle de avarias e de tradições navais, e orientações de patrulhamento e de inspeção naval. O público-alvo são crianças e adolescentes na faixa de 8 a 14 anos, inscritos no ensino fundamental e médio das cidades de Rio Grande, Pelotas e São José do Norte. Para a reitora da FURG, “está sendo desenvolvido um dos objetivos da universidade: a função social que ela tem para além dos seus muros, atendendo a comunidade através do CCMar”.

O diretor do CCMar, Lauro Barcellos, relembrou a trajetória do Centro e suas mais recentes aquisições, como as embarcações . “Tratamos a juventude focada na maritimidade, e isso agora se configura em mais um formato. Vamos levar os jovens a uma experiência náutica, nas águas de nosso estuário, a bordo de uma embarcação totalmente segura, valorizando o que Rio Grande tem de mais precioso”, disse. “Esperamos atender o maior número de jovens interessados, com o apoio da Marinha do Brasil.

Para o comandante do 5º. Distrito Naval, vice-almirante José Renato de Oliveira, “esse trabalho magnífico ajudará a difundir a mentalidade marítima e enaltecer a consciência do espírito marinheiro da cidade do Rio Grande”.

O projeto também estará aberto para a participação de outros segmentos da sociedade, tais como jornalistas, escoteiros do mar e demais interessados em conhecer as atividades da Marinha do Brasil no sul do país.

 

Galería

Projeto Marinheiro por um dia