CENTRO DE CIÊNCIAS COMPUTACIONAIS

Acadêmicos de curso binacional são premiados no Chile

Projeto utiliza técnicas de inteligência artificial no auxílio a pessoas com deficiência

Foto: Divulgação
Curso foi iniciado em 2019, através de convênio com a Universidade Tecnológica do Uruguai

Dois acadêmicos de um curso de especialização binacional entre a FURG e a Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) foram premiados em um congresso no Chile. O projeto "Una solución IOT con visión artificial para la asistencia a ciegos", dos alunos Andres Sequeira e Nicolas Acerenza, utiliza técnicas de inteligência artificial juntamente com sistemas de Internet das Coisas (IoT) para auxiliar na locomoção de pessoas com deficiência visual através do mapeamento de ambientes.

Trata-se de um assessório munido de câmera e laser que permite a comunicação através de um comando de voz, ajudando a detectar objetos à volta ou encontrar um objeto específico, entre outras aplicações.

"É como um prêmio aos esforços que tivemos na realização desse projeto. Estamos muito felizes", diz Sequeira, referindo-se ao trabalho reconhecido durante o Congreso Latinoamericano de Estudiantes e Ingenieros Industriales y Afines (Clein).

O professor orientador da dupla, Vinícius Oliveira, elogia o empenho dos alunos. "Esse prêmio é importante por diversas razões. A primeira delas é a consolidação da importância do curso de especialização, afinal foi o primeiro trabalho a ser defendido por essa turma. Isso dá um destaque muito grande, tanto para a FURG quanto para a Utec, em um cenário sul-americano", afirma o professor do C3. "Outra importância é do trabalho em si, voltado ao desenvolvimento de um sistema de baixo custo, com boas capacidades e que será colocado em open source, para que outros desenvolvedores identifiquem possibilidades de ir adicionando serviços nele", completa o professor do Centro de Ciências Computacionais (C3).

Com a criação do Grupo de Automação e Robótica Inteligente da FURG (Nautec), em 2001, a FURG vem ocupando nas últimas décadas uma posição de destaque na América Latina como um dos maiores grupos de robótica.

Iniciado em 2019, o programa binacional de Pós-graduação Lato Sensu em Robótica e Inteligência Artificial foi firmado através de um convênio com a Utec. O curso possibilita uma formação internacional para estudantes brasileiros, e também internacionaliza o grupo de professores e pesquisadores da universidade. O programa é coordenado pela FURG e pela Utec, com suporte da UFSM, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) e Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).