EVENTO

14º Simpósio Latino Americano de Química Analítica Ambiental

Discussões tiveram como enfoque a relação entre química e o meio ambiente

Foto: Divulgação

Entre os dias 6 e 8 de novembro, na cidade de Bento Gonçalves, docentes, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de diferentes áreas da ciência, técnicos, profissionais de empresas, profissionais da Corsan, acompanhantes e colaboradores participaram do XIV Simpósio Latino Americano de Química Analítica Ambiental (Laseac). Simultaneamente a este evento aconteceu: o IX Encontro Nacional de Química Ambiental (ENQAMB), o XII Avanços Recentes no Preparo de Amostras (Warpa) e o II Seminário Corsan de Pesquisa e Inovação.

O evento se caracteriza como um importante fórum para discussão dos avanços recentes nas áreas de Química Analítica e Química Ambiental. O XIV Laseac é uma atividade da Red para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (Racal) e conta com o apoio da International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC).

A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias esteve presente na mesa de abertura junto com o professor da FURG Ednei Gilberto Primel, coordenador geral do evento; Paulo Afonso Burmann, reitor da UFSM ; Renato Zanella, presidente da Red para el Análisis de la Calidad Ambiental en América Latina (Racal); Felix Hernandez, representante da International Association of Environmental Analytical Chemistry (IAEAC); Cassiana Montagner Raimundo, diretora da Divisão de Química Ambiental da Sociedade Brasileira de Química; Fernando Mauro Lanças, coordenador do XII Avanços Recentes no Preparo de Amostras (Warpa); Jean Bordin, diretor de Inovação, Relacionamento e Sustentabilidade da Corsan, representando o presidente da Companhia e a comissão organizadora do II Seminário Corsan de Pesquisa e Inovação.

Para reitora a importância do evento se dá pelo envolvimento das universidades com um tema tão caro para a sociedade como meio ambiente. “Todos sabemos que no momento vivemos uma crise energética, hídrica e ambiental em consequência de uma urbanização não planejada adequadamente, e que afeta, sem duvida, a população menos favorecida social e economicamente. E para ter avanços positivos dessas questões a pesquisa desenvolvida pelas universidades se mostra fundamental”, afirmou a Cleuza Dias.

O evento contou com uma intensa programação cientifica e cultural durante os três dias, com cerimônia e conferência de abertura, coquetel com show musical, cinco conferências plenárias, três keynotes, 21 miniconferências, 30 comunicações orais, seis palestras de empresas, mesa redonda, sessão Laseac Jovem, três sessões de pôsteres - com a apresentação de 260 trabalhos, jantar com apresentação de dança típica gaúcha, cerimônia de encerramento e premiação, segundo professor Ednei Primel, “do ponto de vista científico foram discutidos os avanços recentes em técnicas modernas de análise de fármacos, agrotóxicos, produtos de cuidado pessoal, filtro solares e metais no meio ambiente. Bem como a discussão da contaminação e poluição do meio ambiente na América Latina e no Brasil”.

O II Seminário Corsan de Pesquisa e Inovação, considerado um marco do evento, pois contou com a participação de pesquisadores que apresentaram seus trabalhos de pesquisa desenvolvidos com a companhia, com nove palestras integrando universidades e empresa, lançamento do APP H2OJE da Corsan, visita técnica na ETA de Bento Gonçalves. Primel destacou a integração entre professores, técnicos e estudantes com os profissionais da Corsan, que puderam aprender e trocar conhecimento oriundo da acadêmica sobre os avanços que estão acontecendo na área. “Essa integração entre a Companhia e os participantes foi muito importante e positivo para todos”.

As ações de parceria entre a FURG e a Corsan iniciaram em 2015 através do Workshop Mapeando Competência e foram ampliadas com outras universidades como UFSM, UPF, UFRGS envolvendo Pesquisa e Inovação nos sistemas de tratamento de água e esgotamento sanitário.

Esse foi o maior Laseac já organizado tanto em número de participantes, com 480 inscritos, quanto na qualidade dos trabalhos apresentados “isso se deve a todos os congressistas que participaram e também a Fapergs, Corsan e demais patrocinadores que proporcionaram a realização do evento”, ressaltou Primel.

O Laseac vem sendo organizado desde 1999 com o suporte da Racal e da IAEAC e já aconteceu no Chile, Colômbia, Equador, México, Brasil, Costa Rica, Guatemala, Cuba, Panamá e Honduras.

 

 

Galería

14º Simpósio Latino Americano de Química Analítica Ambiental

Divulgação