Internacionalização

FURG e Universidade de Antioquia fecham acordo de cooperação

Parceria com instituição colombiana busca fomentar ações de pesquisa científica e tecnológica

A FURG aprovou um convênio com o propósito de promover a cooperação entre a instituição e a Universidade de Antioquia, da Colômbia. O acordo tem como ponto de partida o desenvolvimento do projeto “Métodos para análise e automação de marcadores biológicos”, cujo objetivo principal é introduzir melhorias significativas nos métodos de análise, com aprimoramento de técnicas tradicionais e desenvolvimento de softwares.
O avanço pode contribuir para a automação e coleta de dados de ensaios de toxicidade. O projeto busca o desenvolvimento científico-tecnológico. Desta forma, a troca de observações, resultados e saberes entre os pesquisadores das duas universidades podem resultar na constituição de produtos e patentes, além de formar profissionais especializados na área. 

A FURG e a Universidade de Antioquia realizarão ensaios laboratoriais, tratamento de imagens, desenvolvimentos de softwares e formação de recursos humanos. Pesquisadores e alunos das duas instituições que atuam na área de ecotoxicologia, programação e automação podem ser beneficiados pelo acordo. A partir do desenvolvimento de softwares, a comunidade acadêmica que realiza ensaios toxicológicos e empresas que atuam na área poderão aproveitar os possíveis resultados. 

*Estagiário de Jornalismo, com supervisão de Fernando Halal