Elina Oliveira, técnica em Assuntos Educacionais da Secretaria de Ações Afirmativas, Inclusão e Diversidades (Secaid), e Adna Garcia, TAE da Pró-reitoria de Graduação (Prograd), participaram, no dia 27 de março, como painelistas no evento intitulado "Ações afirmativas e ingresso quilombola no ensino superior".
O evento foi realizado pela Coordenadoria de Acompanhamento do Programa de Ações Afirmativas da UFRGS e teve como principal objetivo a troca de experiências entre instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul acerca do ingresso de estudantes quilombolas. Na ocasião as representantes da FURG explicaram sobre como se dá o ingresso de estudantes quilombolas na FURG, tanto pelo Processo Seletivo Específico quanto pelo Sisu.
No evento, destacou-se a presença da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, em cuja trajetória acadêmica e de militância destaca-se ter sido relatora do Parecer CNE/CP 3/2004, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Também esteve presente a professora Givânia Maria da Silva, em cuja trajetória acadêmica e de militância destaca-se ter atuado como Secretária Nacional de Políticas para Comunidades Tradicionais da Secretaria Executiva de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), além de ter sido uma das fundadoras do Coletivo Nacional de Educação da Coordenação Nacional das Comunidades Quilombolas (Conaq).