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Sistema de Bibliotecas da FURG modifica atendimento durante a pandemia

Serviços foram digitalizados e equipe treinada para manter sua segurança e dos usuários

A rotina de estar em uma universidade passa pela sala de aula, pela convivência e debate com professores e colegas e as inúmeras idas à biblioteca, seja para consultar livros, artigos e periódicos ou para ter um lugar tranquilo para estudar e ler. Porém, o ambiente silencioso e fechado das bibliotecas se tornou pouco seguro durante a pandemia da Covid-19, e por isso, foi preciso que o Sistema de Bibliotecas (SiB) da FURG se adaptasse a essa nova realidade.

“Seguimos as orientações da FURG, por meio do seu plano de contingência, em que suspendemos o atendimento presencial e procuramos direcionar as demandas de treinamentos, orientações e acesso à bases de dados, de forma remota. Com isso, nos dedicamos a organizar os serviços digitais, como as bases de dados e e-books (livros digitais) - realizando as listas, assinando uma base específica e sistematizamos os atendimentos agendados”, explica o bibliotecário e diretor do SiB, Clériston Ramos.
Sobre os desafios desse novo modo de oferecer os serviços, Clériston diz que, “inicialmente foi reorganizar os serviços e a equipe e no decorrer do tempo, o desafio maior tem sido continuar suprindo as necessidades informacionais dos nossos usuários (discentes, docentes, técnicos administrativos em educação e comunidade) sem trazer riscos à saúde dos envolvidos - equipe e usuários”.

Nova rotina, novos espaços

A equipe do SiB organizou um documento de planejamento com as fases de possível retorno, tendo em vista as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e órgãos de classe. No entanto, enquanto esse retorno não é possível, a Biblioteca Central e as sete bibliotecas setoriais se adaptaram aos protocolos de segurança sanitária.

“Renovamos os livros de todos, suspendemos os atendimentos presenciais - substituindo posteriormente para atendimentos agendados, implantamos os serviços de caixa de devolução, organizamos as bases de dados e intensificamos o atendimento remoto”, destaca o diretor. Além disso, nos atendimentos remotos apenas os servidores que não possuem comorbidades estão habilitados a prestarem os atendimentos, que são realizados em duplas de servidores, de forma revezada.

“Passamos todas as orientações de higiene e segurança e são disponibilizadas máscaras descartáveis e álcool em gel 70%. As bibliotecas contam também com equipe de limpeza e portaria, que passaram por treinamento dado pela Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra) e Prefeitura Universitária”, ressalta Clériston.

Produtos e Serviços

Além do acervo físico, o SiB oferece consulta a materiais digitais de acesso aberto em seu catálogo online e disponibiliza, também, através do seu site, uma relação com links para diversas bases de dados de acesso livre e o acesso a bibliotecas digitais com texto completo, assinadas pela universidade. As coleções estão disponíveis para a comunidade acadêmica através de login e senha utilizado para acesso ao Sistema FURG.

A equipe do SiB oferece aos usuários orientação na localização dos itens no acervo e ao seu uso, utilização de plataformas de pesquisas, bases de dados da FURG e externas, orientação quanto à normalização de trabalhos acadêmicos segundo às Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), serviços do SiB e demais informações.

Durante o período de pandemia os serviços podem ser solicitados pelo e-mail: sib.referencia@furg.br.

Experiência dos usuários

Todos os segmentos da universidade precisaram se adaptar durante a pandemia e os esforços do SiB em manter os serviços apesar da suspensão do atendimento presencial, são reconhecidos pelos usuários, sejam eles estudantes ou servidores. “Para mim o formato atual supre minhas necessidades, eu faço algumas pesquisas no acervo Argo e utilizo também os bancos de dados que a plataforma sugere (Pearson, Periódicos Capes, entre outros). Como sou servidora da FURG, consegui contato com o SiB e fiz a retirada de alguns livros. Então, para mim, todo o serviço prestado pela biblioteca nesse período de pandemia está muito bom”, conta Karina Martinatto, servidora da Pró-reitoria de Planejamento.

Já para a estudante Telia Lopes, a falta da consulta física ao acervo faz diferença para sua pesquisa, mas mesmo assim, considera satisfatória sua experiência. “Minha experiência com o novo sistema online, atualmente eu diria que está satisfatória, porém com algumas ressalvas, já que não tem como eu mesma escolher os livros que realmente me serão úteis. Refiro-me aos livros que necessito para a escrita de meu TCC. O fato de só poder escolher o livro pela pesquisa na Argo dificulta bastante, pois muitas vezes há uma descrição que no final não corresponde ao que realmente preciso. Falta aquela leitura que costumava fazer antes de pegar o livro, pois ali tinha a alternativa de escolha, o que hoje não é possível. Quanto aos livros didáticos, para acompanhar as disciplinas, esses não há o que falar, pois os professores já fornecem todos dados necessários para a solicitação do livro que será utilizado no semestre”, avalia a estudante.

Para Bruna Farias, o novo formato de atendimento do SiB supre suas necessidades e não deixa a desejar em nenhum aspecto, “está sendo bastante funcional, com rápido retorno no que concerne à resolução de dúvidas e o atendimento. Na minha opinião, o SiB encontrou um método eficiente e seguro em relação aos protocolos da pandemia, por evitar a circulação de pessoas no interior na biblioteca, e que ao mesmo tempo não prejudica o empréstimo e a devolução dos livros”, finaliza a discente.

Mais informações sobre os serviços prestados pelo SiB estão disponíveis no arquivo abaixo.

Sistematização de conteúdo para divulgação do SiB e suas bibliotecas

 

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Atendimento presencial é realizado mediante agendamento

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