REUNIÃO

Santa Vitória do Palmar: em visita ao Campus Carreiros, prefeito alinha ações com a reitoria

Grupo debateu iniciativas voltadas para educação, hospitalidade e desenvolvimento econômico

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na última quarta-feira, 20, o reitor, Danilo Giroldo; e o vice-reitor, Renato Duro Dias, estiveram reunidos com uma comitiva do executivo municipal de Santa Vitória do Palmar. O grupo, liderado pelo prefeito Wellington Bacelo, trouxe à reitoria da universidade uma série de demandas e anseios da população local, visando alinhar perspectivas e ações para o desenvolvimento do município, em conjunto com a FURG. Na oportunidade, foram debatidos temas pertinentes à educação, hospitalidade e o desenvolvimento econômico da região.

Também estiveram presentes os representantes do secretariado municipal de Santa Vitória do Palmar: Janaina Teixeira de Souza; Luiz Carlos Rodrigues Lima; Edson Hernandes Pereira; e Marco Antonio Rodrigues Petruzzi.

Para o reitor, a proximidade com os representantes do executivo municipal onde a FURG se faz presente é muito importante para executar ações em parceria que visam contribuir com o desenvolvimento regional. “Essa visita do prefeito com seu secretariado foi importante para alinhar as pautas prioritárias em que a universidade pode contribuir com o município”, destacou Danilo.

A visita aconteceu em decorrência de uma ação previamente proposta pela direção do Campus FURG-SVP junto ao Oceantec e à Innovatio, que possibilitou à reitoria estar, presencialmente, em Santa Vitória do Palmar, conversando com representantes do setor produtivo local e representantes do executivo municipal. Na ocasião, uma série de questões foram ponderadas e previamente alinhadas, para que futuramente pudessem ser validadas em relação às ações da instituição na cidade. “Naquela oportunidade, o prefeito não pode se fazer presente, e sendo assim, retribuiu a visita para que pudéssemos dar continuidade ao assunto”, explicou o reitor.

Educação

De acordo com o prefeito, “entendemos que é preciso avançar mais no campo da educação, oferecendo ensino de qualidade e gratuito para a população. Antes da FURG, aqueles com condições financeiras acabavam deixando a cidade para estudar em outros municípios, o que gera uma evasão considerável, uma vez que muitos não retornam para atuar profissionalmente em Santa Vitória do Palmar”, expôs o gestor.

“Antigamente, as pessoas que não possuíam formação acadêmica se sujeitavam a trabalhar onde tivesse vaga, e com isso, tivemos um problema de pouca qualificação da mão de obra, o que mudou com o advento dos cursos de educação a distância”, complementou o prefeito. Atualmente, com a atuação do Campus FURG-SVP, o índice de graduados na cidade aumentou consideravelmente.

Segundo o prefeito, a presença e expansão da FURG na cidade é um anseio da comunidade, e sendo assim, colocou a prefeitura e os mecanismos municipais de gestão à disposição da universidade. A cooperação por parte do executivo municipal tem o objetivo de auxiliar e oferecer suporte para a atuação acadêmica em Santa Vitória do Palmar, promovendo ainda mais alinhamento para questões voltadas à educação superior e as demandas da população.

O grupo, ao longo da reunião, debateu também outros temas voltados à educação, como a possibilidade de instalar um programa de pré-vestibular popular e uma conversa inicial para pensar o Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec) em Santa Vitória do Palmar. Para o desenvolvimento regional, foi debatido sobre a construção do hotel escola da universidade e questões relacionadas ao melhoramento energético da cidade, considerado como um dos problemáticos do estado.

 

Galería

Representantes do executivo municipal de Santa Vitória do Palmar estiveram na reitoria para debater desenvolvimento regional e educação

Hiago Reisdoerfer/Secom