FURG FM

Programa Trilhas da Extensão estreia sua quinta temporada, neste domingo, 22

Primeiro episódio vai ao ar às 10h, no sinal digital da rádio

Foto: Fernando Halal/Secom
Fernando Halal/Secom

O Programa Trilhas da Extensão, uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), retorna para a grade de programação da FURGFM, sempre aos domingos às 10h, com reprises nas segundas às 17h. A atração chega a sua quinta temporada com o objetivo de divulgar e dar publicidade as ações de extensão, não só do Campus Carreiros, mas também em todos os municípios onde a FURG possui campus (Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha).  

De acordo com o diretor de Extensão, André Lemes, mais do que um programa de rádio, o Trilhas é uma oportunidade de compartilhar a produção do conhecimento acadêmico em extensão universitária com a sociedade em geral, considerando o alcance da FURGFM em suas plataformas digitais, uma vez que, toda a nova temporada será disponibilizada também em formato de podcast, disponível no portal FURG.br e no Spotify.

"É um espaço de prestação de contas daquilo que a extensão universitária produz, em seus diferentes projetos, áreas, e unidades acadêmicas e administrativas", enfatizou.

O primeiro episódio vai ao ar neste domingo, 22, abordando o trabalho realizado pela equipe da diretoria de Extensão (Diex), da Proexc. Além do André Lemes, participaram do programa, a Beatriz Domingues (Técnica em assuntos educacionais), Everson Amaral (Assistente administrativo), Jonatan Maron (Técnico em assuntos educacionais), Otávio Correia (Assistente administrativo), Joana Xavier (Estagiária), Milene Loureiro (Pedagoga). Nessa perspectiva, a edição também trouxe algumas novidades para a quinta temporada da atração, como a presença a cada episódio de algum integrante da equipe da Diex junto da habitual âncora. Outra novidade é a contemplação da divulgação pelo programa dos projetos de Extensão aprovados pelo edital Epec 2023, além daqueles aprovados pelo ProExtensão 2023.

Histórico da Atração

Criado em 2019, em uma iniciativa da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) em parceria com a Secretaria de Comunicação (Secom), o Programa Trilhas da Extensão foi ao ar pela primeira vez na FURGFM em 2019, contabilizando 14 programas.

Em 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, sua segunda temporada foi veiculada no canal do Youtube da FURG.

Na terceira temporada, o destaque do programa foi para a curricularização da extensão com cinco episódios abordando a temática. Já na quarta temporada, o Trilhas da Extensão contou com 21 episódios, abordando os projetos de extensão desenvolvidos ao longo de 2022, que foram beneficiados com recursos próprios da universidade no âmbito do edital ProExtensão 2021.

Agora, em sua quinta temporada, nas pautas do Campus Carreiros, a atração retoma as suas gravações no estúdio da FURGFM.

“O contato presencial é muito importante para a articulação necessária do campo da comunicação institucional com quem está executando projetos de extensão na ponta”, destacou André Lemes”.

O programa Trilhas da Extensão é uma produção dos servidores Juliana Rodrigues, Shermam Souza e Everton Cosme, da Secom.

 

Galería

Fernando Halal/Secom