RECONHECIMENTO

Pós-graduação da FURG alcança excelentes resultados na Avaliação Quadrienal Capes

Dez Programas de Pós-graduação tiveram aumento em suas notas

A Pós-graduação da FURG alcançou resultados considerados excelentes no processo de avaliação referente ao período 2017-2020, finalizado recentemente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, dez Programas de Pós-graduação (PPGs) aumentaram de nota, o que corresponde a 38% dos PPGs passíveis de aumento.

O principal destaque foi o aumento de 50% no número de PPGs com notas 5 a 7, considerados consolidados, e de 33% em Programas de excelência (notas 6 e 7). Vale destacar ainda que cinco PPGs passaram de nota 3 para nota 4 (Administração, Computação, Engenharia Oceânica, Geografia, Ensino de Ciências Exatas). No geral, a nota média da FURG aumentou de 3,85 em 2017 para 4,17 em 2021. Estes resultados indicam um claro processo de consolidação dos Programas de Pós-graduação da instituição, como pode ser observado na figura mais abaixo.

 A FURG passou a contar com dois Programas nota 7: Programa de Pós-graduação em Engenharia e Ciência de Alimentos e Programa de Pós-graduação em Oceanologia. Já os PPGs em Aquicultura e Oceanografia Biológica receberam nota 6.

A nota 5 foi atribuída a cinco PPGs: Biologia de Ambientes Aquáticos Continentais, Ciências Fisiológicas, Ciências da Saúde, Enfermagem e Química Tecnológica e Ambiental.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, o resultado "é fruto de uma construção coletiva com muito empenho de docentes, discentes, técnicos e coordenações dos PPGs, além das ações estratégicas promovidas pela Propesp, através da Diretoria de Pós-graduação. Dentre estas ações destaco o Comitê Sucupira, formado por um grupo de docentes com experiência em pós-graduação, que revisa os relatórios preparados pelos PPGs antes do envio à Capes. Outros exemplos de ações que vêm sendo desenvolvidas ao longo dos últimos anos e que têm contribuído para a melhora na qualidade dos PPGs são os Editais de Mobilidade Discente, o Programa de Professor Visitante/Estrangeiro e o curso de Gestão da Pós-graduação ofertado às coordenações de curso”.

Com relação ao novo período de avaliação, a diretora de Pós-graduação, Fabiana Schneck, ressalta a importância de ações estratégicas que buscam o melhoramento contínuo da qualidade dos cursos. “A Diposg/Propesp seguirá trabalhando junto às coordenações dos Programas, tanto no desenvolvimento dos planejamentos estratégicos e autoavaliações como em novas ações com foco especialmente em Programas emergentes, ainda não consolidados”, finaliza.

Sobre a avaliação e as notas
A Avaliação Quadrienal dos Programas de Pós-graduação do país, orientada pela Capes e realizada com a participação da comunidade acadêmico-científica, tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado.

Os resultados da avaliação são expressos em notas de 1 a 7. A nota 3 corresponde a um padrão mínimo de qualidade para um curso de mestrado e a nota 4 para um curso de doutorado. Programas que não alcançam estas notas têm seus cursos encerrados. A nota 4 é atribuída a Programas em processo de consolidação e com conceito “Bom” em critérios como “Programa”, “Formação” e “Impacto na sociedade”. Já a nota 5 é atribuída a Programas considerados consolidados e com conceito “Muito Bom”. Finalmente, Programas com notas 6 e 7 são considerados de excelência, com desempenho equivalente ao dos centros internacionais de excelência na área.


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.