EDUCAÇÃO

Parceria entre FURG e Prefeitura de São José do Norte oferecerá oficinas de impressão 3D na rede municipal

Ação acontece no recém-inaugurado Casarão do Saber e da Inovação, na cidade vizinha

Foto: Divulgação

Um termo de convênio entre a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e a Prefeitura de São José do Norte permitirá a realização de oficinas de Prototipagem e Impressão 3D para alunos da rede municipal de ensino.

 

O projeto será desenvolvido no Casarão do Saber e da Inovação no município vizinho, inaugurado na última sexta-feira, 29 de julho. Durante o ato inaugural, assinaram o termo a prefeita, Fabiany Zogbi Roig, e a pró-reitora de Inovação e Tecnologia de Informação, Danúbia Espíndola.

"Meus votos são de vida longa para este espaço, e que ele possa inspirar as crianças a se colocarem no futuro", afirmou a pró-reitora em sua fala. Acompanharam a solenidade professores do Imef e a sua diretora, Adriana Elisa Ladeira Pereira.

O Casarão oferecerá aos estudantes no contraturno escolar mais de dez opções de oficinas gratuitas, em diferentes áreas do conhecimento. O novo espaço contará com espaços tecnológicos e interativos que irão apoiar docentes em formação continuada e aproximação com as tecnologias e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

O Laboratório Ciência Impressa 3D, do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da universidade, em parceria com a prefeitura, desenvolverá o Projeto Casarão do Saber Maker sob a coordenação dos professores Everaldo Arashiro, João Prolo e Aline Guerra Dytz.

O projeto tem como objetivo, além de oferecer oficinas de Prototipagem e Impressão 3D, contribuir para que os alunos da rede pública do município tenham acesso à cultura maker, ou seja, à experimentação, aprendizagem criativa e prática do conhecimento, com uso de tecnologia, objetos recicláveis e outros materiais.

 


Este material foi produzido de acordo com as normas disciplinadas pela Instrução Normativa nº 1, de 11 de abril de 2018, bem como se ancora e respeita os demais materiais publicados até o momento no que tange o regramento para a comunicação pública dos órgãos federais durante o período de defeso eleitoral, compreendido de 2 de julho a 2 de outubro, podendo ser prorrogado até o dia 30 do mesmo mês em caso de segundo turno.