CAPACITAÇÃO

LaHCliM inicia atividades do ano com projeto Kids Save Lives

Voluntários do projeto multiplicarão conhecimento para alunos e professores da rede pública

Já imaginou uma criança salvando vidas, por meio de ações iniciais em AVC agudo, parada cardiorrespiratória não traumática, infarto agudo do miocárdio, afogamento ou engasgo total em adulto, criança e bebê? Essa é a ideia do projeto internacional "Kids Save Lives", coordenado pela Universidade de São Paulo (USP). No Rio Grande do Sul, a FURG é instituição parceira do projeto e, por meio do Laboratório de Habilidades Clínicas Multiprofissional (LaHCliM) do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está capacitando os multiplicadores em Rio Grande.

 A ação marca o início das atividades do LaHCliM em 2021, que é coordenado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do HU-FURG, bem como a ocupação do novo espaço do Laboratório, mais amplo, adequado às demandas de ensino e pesquisa e está localizado no térreo da área hospitalar, próximo à Portaria Central (acesso 4). De acordo com o chefe da Unidade de Gerenciamento de Atividade de Graduação e Ensino Técnico do Hospital, Heitor Biondi, "o Laboratório foi escolhido como local para realizar a atividade por ser um espaço formativo, com tecnologias de ensino e de simulação que viabilizam a capacitação dos participantes do projeto". A formação é composta por aulas teórico-práticas, online e presenciais.

 A primeira turma é composta por 22 estudantes voluntários da FaMed que deverão multiplicar o conhecimento, ensinando as práticas básicas de suporte de vida em indivíduos com parada cardiorrespiratória para as crianças e professores da educação básica em escolas públicas de Rio Grande. O treinamento é importante para que mais pessoas estejam capacitadas a agir de maneira adequada, salvar vidas em situações de emergência e melhorar os resultados da reanimação em ambiente extra-hospitalar. Em Rio Grande, o "Kids Save Lives" é coordenado pelos professores da FURG Priscila Aikawa, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), e Felipe da Silva Paulitsch, da Faculdade de Medicina (FaMed).

 Sobre a Rede Ebserh

O HU-FURG faz parte da Rede Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

 Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

 

 

 

Galería

Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh