MOBILIDADE VIRTUAL

Inscrições para o programa de mobilidade Promover Andifes encerram nesta quarta, 12

Oferta é de 10 mil vagas para disciplinas de graduação em cursos de 12 universidades federais

Encerram nesta quarta-feira, 12, as inscrições na segunda edição do programa de  mobilidade virtual Promover Andifes, lançada na última quinta-feira, 6. A iniciativa oferece mais de 10 mil vagas em cerca de 2 mil disciplinas de 12 universidades federais do país. Podem participar do programa estudantes de qualquer curso de graduação da FURG. Todos os detalhes estão disponíveis no edital, neste link.

Cada estudante pode se matricular em até três disciplinas de outras universidades (veja mais nas perguntas e respostas abaixo). Para se inscrever, é necessário acessar este formulário digital (O CPF sem zeros e sem pontos deve ser informado como token e o Código Promover é o número da disciplina pretendida listada no Anexo I do edital). Confira no vídeo mais detalhes sobre a inscrição:

O programa propõe que estudantes das 12 universidades participantes possam vivenciar novas experiências, em contato com outras universidades, das diferentes regiões do país. Realizado durante a pandemia, o Promover possibilita que a experiência da mobilidade acadêmica seja realizada com custos reduzidos, em função do formato remoto, com aulas online.

A FURG foi uma das quatro universidades que integraram o projeto piloto, lançado no fim de janeiro deste ano. Na oportunidade, foram ofertadas matrículas em 340 disciplinas, com 2.130 vagas disponíveis. No semestre que está em andamento, a universidade recebeu 44 estudantes da Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - as outras três participantes do primeiro edital -, e, em contrapartida, teve 84 alunos matriculados em disciplinas dos três institutos.

Perguntas e respostas sobre o Promover Andifes

Em quantas disciplinas posso me inscrever para participar do programa?

Cabe ao estudante a inscrição em até três disciplinas do total de disciplinas/componentes ofertados no edital. Existe a possibilidade de escolher até três disciplinas/componentes em uma só universidade participante ou uma disciplina em três universidades diferentes, no entanto, não é permitida a inscrição em disciplinas/componentes curriculares na sua instituição de origem.

Quem pode se inscrever no Programa de Mobilidade virtual, Promover- Andifes?

Estão aptos à inscrição estudantes de graduação com matrícula ativa em uma das 12 universidades federais participantes, respectivamente: FURG, UFSM, UFU, UFES, UFV, UFG, UnB, UFSB, UFMA, UFRN, UFPA e UFRA).

Como faço para aproveitar a disciplina na qual fui aprovado?

Após o término da disciplina cursada, a instituição irá entregar uma declaração ou histórico escolar comprovando carga horária cursada, nome da disciplina, ementa e o conceito final obtido. O estudante, com esses documentos em mãos, deve entrar em contato com o seu coordenador de curso na universidade de origem e solicitar aproveitamento.

Como fico sabendo se fui classificado nas disciplinas nas quais fiz inscrição?

Na próxima terça-feira, 18, será divulgado o resultado preliminar da lista de classificados por instituição. Após fase recursal, o resultado final será divulgado no dia 21 de maio, com publicação também nas páginas eletrônicas das universidades participantes.

Universidades participantes

Universidade de Brasília (UnB)

 Universidade Federal de Goiás (UFG)

Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Universidade Federal do Pará (UFPA)