ABRIL INDÍGENA

ILA exibe documentário indígena nesta terça-feira, 18

Sessão de "Guata", de Jorge Morinico e João Mauricio Farias, tem início às 19h

Integrando as ações relativas ao Abril Indígena, a FURG, o Ministério Público Federal (MPF) e as comunidades indígenas do Rio Grande convidam para a exibição do filme "Guata" (2022), dirigido por Jorge Morinico e João Mauricio Farias. A sessão acontece nesta terça-feira, 18, a partir das 19h, no Auditório do ILA no campus Carreiros.

O documentário é produzido por dois cineastas indígenas Mbya-Guarani entre as aldeias de Missiones (ARG) e Anhetenguá, de Porto Alegre. O média-metragem foi criado e produzido em meio à pandemia de Covid-19 e busca acompanhar e mostrar uma das principais qualidades do éthos Mbya-Guarani, o seu caminhar ancestral, que em sua língua se denomina Guatá.

Haverá também exibição de vídeos com depoimentos de lideranças kaingangs de Rio Grande. Após as sessões, será realizado um debate com a presença de lideranças das quatro comunidades indígenas, do professor Marcelo Gobatto, do Instituto de Letras e Artes (ILA-FURG) e do procurador da República Daniel Luis Dalberto. 

 

Cartaz