ENSINO PRESENCIAL

I Seminário Integrado da FURG acontece em novembro

Reitoria e representantes de categorias irão analisar a vida acadêmica em tempos de pandemia

Foto: Fernando Halal/Secom

Com a finalidade de fazer uma avaliação do período de ensino remoto durante a pandemia, uma discussão coletiva entre a reitoria da FURG e Aprofurg, Aptafurg, DCE e APG resultou na criação do I Seminário Integrado da FURG. Sob o subtítulo A Vida Acadêmica em Tempos de Pandemia, o evento acontece de 8 a 12 de novembro, de forma online.

O Seminário irá discutir, entre outras pautas, os processos de ensino remoto durante o período emergencial e as construções de uma retomada do ensino presencial de modo lento e gradual. A ideia é analisar a universidade não só entre as entidades que representam as categorias, mas de forma conjunta com a gestão da FURG.

"Em decorrência da pandemia, as nossas formas de ser e estar na universidade foram alteradas. Junto com o necessário distanciamento social, as ações de ensino, pesquisa, extensão e as atividades administrativas tiveram que se adaptar. Este movimento é desafiador, porque nunca foi experienciado. Destas novas vivências emerge a necessária reflexão sobre como todos estes processos afetam o nosso fazer cotidiano", contextualiza o vice-reitor, Renato Duro. "Neste sentido, surge o I Seminário Integrado da FURG, cujo principal objetivo é dialogar sobre a vida acadêmica em tempos de pandemia. Entendemos como fundamental a parceria entre reitoria e entidades representativas das categorias, a fim de promoverem esse esforço coletivo para pensar a universidade neste contexto", completa.

O encontro será dividido em temas como ensino e aprendizagem, processos de metodologia e plataformas, a saúde mental e física dos/das servidores/as e estudantes, e a pesquisa e extensão universitária no período pandêmico. Outro tema engloba a participação e a democracia dentro da FURG, ao incluir também o assédio moral e sexual. Por fim, a última pauta discutirá o retorno das atividades presenciais, sempre com um olhar voltado à segurança sanitária.

"Esse é um evento que irá ocorrer pela primeira vez dentro da FURG. A ideia é realmente discutir a universidade com todas as questões que nós passamos nesse período, não somente com o olhar da gestão, mas também com o olhar das entidades que representam as categorias dentro da FURG", antecipa a presidente da Aprofurg, Marcia Umpierre. "A nossa pauta é para envolver toda a comunidade universitária. Queremos discutir a universidade de forma coletiva e construir essa FURG da forma que as entidades representativas e a gestão entendem a FURG”, adiciona ela.

"Para além de relacionar o momento pandêmico com o trabalho remoto, dentro de um processo de avaliação do ensino, abre-se uma oportunidade de se pensar a democracia na instituição", diz Celso Carvalho, coordenador da Aptafurg.

O objetivo do Seminário é reunir grupos menores de discussão, e por isso envolverá mais dias. A ideia é trabalhar com temas com a participação de 30 pessoas.

Card