AMAMENTAÇÃO

HU-FURG promove atividades no Agosto Dourado

Campanha incentiva o aleitamento materno

Foto: Divulgação HU-FURG
Na foto, duas mulheres aparecem conversando. Uma delas está com uma camiseta em que consta o texto: "empoderar mães e pais. Favorecer a amamentação". Esta mulher segura nos braços um bebê de pano e sorri. A outra, de frente para ela, a observa. Ao lado delas há uma mesa com materiais de apoio para práticas de amamentação. Na mesa, também há balões de cor branca.

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), está promovendo uma série de atividades alusivas ao Agosto Dourado, mês de conscientização sobre a amamentação. Este ano, o slogan é "Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação: hoje e para o futuro!", e objetiva conscientizar mães, pais e a sociedade sobre a importância no apoio à prática do aleitamento materno. Dentro desse contexto, o HU-FURG está promovendo uma série de atividades que abordam o incentivo ao aleitamento materno, orientações para gestantes e lactantes, esclarecimento de dúvidas sobre a doação de leite humano e planejamento familiar.


Entre as atividades programadas está o 1º Encontro de Mães da UTI Neonatal e Doadoras do Banco de Leite, que acontece neste sábado, 17, às 15h, no Partage Shopping Rio Grande. Já no dia 31 de agosto, às 15h, será realizado o 2º Mamaço do Rio Grande, na Praça Saraiva. A programação ainda inclui o 1º Seminário em Aleitamento Materno do HU-FURG, voltado para profissionais e acadêmicos da Área da Saúde, que acontece no dia 19 de agosto, das 18h às 22h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo (Rua Gen. Osório s/n). Serão três palestras: "Pré-Natal do Parceiro: uma estratégia de cuidado e autocuidado do homem", com Carlos Antônio Silva (Nutricionista/DAS/SES/RS); "Aleitamento Materno: minimizando a dor em procedimentos", com Ana Cláudia Vieira (Enfermeira/UFPel), e "Empoderar mães, pais e sociedade: Banco de Leite também como Rede de Apoio", com Grace Santos (Nutricionista/HU-FURG). As inscrições são gratuitas e disponíveis aqui.

Além dessas atividades, já foram realizadas a Roda de Conversa "Falando sobre Amamentação", no dia 10 de agosto, no Praça Rio Grande Shopping, e capacitação para funcionários da Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande, no dia 14 de agosto, sobre o funcionamento e a importância do BLH como base para apoiar, proteger e promover o aleitamento materno.

As ações são organizadas pelo Banco de Leite Humano (BLH) e contam com o apoio da Unidade de Comunicação Social, Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP), e Brinquedoteca do HU-FURG; do Grupo Viver Mulher; do Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), e da Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande.

O leite humano é o único alimento capaz de oferecer os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Não existe outro alimento capaz de substituí-lo. Seus nutrientes asseguram a boa nutrição para o bebê durante os dois primeiros anos de vida, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de idade. Mesmo sabendo da importância da amamentação, há mães que têm dificuldades ou não conseguem amamentar seus filhos por motivos diversos. Por isso, foram criados os Bancos de Leite Humano (BLH), uma rede especializada em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. O BLH do HU-FURG é o único do sul do Rio Grande do Sul e iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, sendo implementado em 2007. Diariamente, a equipe do BLH atende demandas das UTIs Neonatal e Pediátrica do HU-FURG, por isso a doação de leite humano é fundamental para a recuperação das crianças internadas.

Podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames recentes. As doações podem ser feitas diretamente no Banco de Leite no HU-FURG, de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h. As coletas em casa podem ser agendadas pelo telefone (53) 3233.8880 – as mães devem seguir as orientações dadas pela equipe responsável pelo BLH.

Sobre a Rede Hospitalar Ebserh

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG) faz parte da Rede Hospitalar Ebserh desde julho de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, a os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.