Amamentação

HU-FURG promove 1° Seminário de Aleitamento Materno

Evento reuniu profissionais e acadêmicos da Área da Saúde

Foto: Divulgação

O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoveu o 1º Seminário de Aleitamento Materno do Rio Grande. A ação foi organizada pelo Banco de Leite Humano (BLH) e Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), e integrou a programação do Agosto Dourado, mês de incentivo à amamentação.

O evento, realizado em 19 de agosto, das 18h às 22h, no Anfiteatro Prof. Vicente Mariano Pias, na Área Acadêmica Prof. Newton Azevedo, contou com a presença de profissionais e acadêmicos da Área da Saúde. Na abertura, a chefe da Divisão de Gestão do Cuidado, Maristela Brandão, representando o superintendente em exercício, Fábio Lopes, falou sobre a importância do Seminário, ressaltando a conquista do título Hospital Amigo da Criança, em 2002. Salientou, que desde então, o Hospital atende a diversos requisitos, desenvolvendo ações que proporcionam a melhoria nutricional e intelectual das crianças atendidas. Maristela também mencionou o Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On), em execução no HU e que objetiva qualificar os processos de atenção, gestão e formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino.

Logo após, foi realizada uma mesa de debates, coordenada pela nutricionista do HU-FURG, Aline Brandão. A primeira palestra foi "Empoderar mães, pais e sociedade: Banco de Leite também como Rede de Apoio", com a nutricionista do HU, Grace Santos. A profissional destacou a importância dos BLHs como rede de apoio à amamentação. Atualmente, são 225 BLHs e 217 postos de coleta no Brasil, sendo 10 BLHs e um posto de coleta no Rio Grande do Sul. "Os objetivos dos Bancos de Leite são apoiar, proteger e promover o aleitamento materno; coletar, processar e distribuir leite humano a bebês prematuros, além de atender mães e lactantes, dar orientação e apoiar a amamentação", complementou Grace. O BLH do HU-Furg é o único do sul do Rio Grande do Sul e atende a demandas das UTIs Neonatal e Pediátrica do Hospital, por isso a doação de leite humano é fundamental para a recuperação das crianças internadas. Conforme destacou a nutricionista, "podem ser doadoras de leite, as mulheres que estejam amamentando e que tenham a carteira de pré-natal ou exames dos últimos seis meses". O Banco de Leite atende de segunda a sexta-feira (inclusive feriados), das 8h às 21h, e nos finais de semana, das 8h às 18h, ou pelo telefone (53) 3233-8880.

A palestra seguinte foi sobre o "Pré-Natal do Parceiro: uma estratégia de cuidado e autocuidado do homem", com o coordenador estadual da Saúde do Homem, Carlos Antônio Silva. Ele enfatizou que "falar em saúde do homem é emblemático, muito mais ainda falar em pré-natal do parceiro. Toda a ação deve ser no sentido de melhorar os vínculos, incluir o homem em todo o processo de gestação, para que seja um parceiro efetivo no cuidado". Carlos ainda observou que "se um filho modifica a vida, modifica a vida de ambos: pai e mãe". Neste sentido, foi instituída, em âmbito nacional e estadual, a Estratégia de Pré-Natal do Pai/Parceiro (EPNP) que trabalha com vários aspectos como, por exemplo, a prevenção que oferece mais informações e acesso aos serviços de saúde, como exames, consultas e testagens. O Ministério da Saúde disponibiliza informações aos profissionais da saúde sobre o pré-natal do parceiro. Outro aspecto mencionado por Carlos, foi a licença-paternidade de 20 dias que é concedida aos colaboradores homens que trabalham em empresas vinculadas ao programa Empresa Cidadã do Governo Federal.

A última palestra, intitulada "Aleitamento Materno: minimizando a dor em procedimentos", foi proferida pela enfermeira Ana Cláudia Vieira. Como pesquisadora, Ana enalteceu estudos realizados na área materno-infantil, sobretudo os que tratam da amamentação como uma estratégia para a modulação da dor em procedimentos menores, como a vacinação. Com vídeos, ela mostrou a reação das crianças ao serem submetidas a procedimentos enquanto mamam. "A amamentação tem sua eficácia comprovada na modulação da dor de bebês desde que seja iniciada antes do procedimento, com boa sucção antes, durante e após o procedimento, bem como seja observado o contato pele a pele mamãe x bebê", enfatizou Ana.

Ao término das palestras, a moderadora da mesa, Aline Brandão fez considerações sobre as exposições e ressaltou que é necessária a importância do cuidado que profissionais e acadêmicos devem ter com as puérperas, pois "a equipe multiprofissional repassa muitas informações para a mãe nas primeiras 48 horas após o parto e ela não consegue absorver". Na sequência, o público pode interagir com os palestrantes, expondo suas dúvidas e fazendo perguntas.  Também foi realizada a exposição "Amamentação – alimento para a vida", composta por relatos de mães que amamentam seus filhos.

 

Galería

Seminário sobre Aleitamento Materno

Foto: Divulgação