DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

Grupo Mulheres Daqui lança coleções de moda no Dia Internacional da Mulher

Cooperativa de costureiras incubada pelo Nudese escolheu o 8 de março para o lançamento virtual

Foto: Unidade de Comunicação Social do HU-FURG/Ebserh

O grupo de costureiras Mulheres Daqui, vinculado ao Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da FURG, lançará virtualmente, no dia 8 de março, as suas primeiras coleções de moda da temporada.

A ação acontece através do curso de Aperfeiçoamento em Costura, realizado em parceria com o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh) e o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). O grupo de oito integrantes da comunidade rio-grandina é incubado pelo Nudese em um espaço anexado ao CCMar.

"Durante a pandemia, já trabalhávamos em conjunto auxiliando o HU-FURG e o CCMar na confeccção de enxovais e máscaras. E aí surgiu a vontade dessas mulheres de se constituírem como uma cooperativa", explica a coordenadora do Nudese, Lúcia Nobre.

Ministrado por uma professora do próprio local, o curso de Aperfeiçoamento é realizado desde o dia 4 de janeiro. O Nudese é o fomentador e organizador do grupo, reforçando o seu apoio a projetos que tenham enfoque na promoção do desenvolvimento por meio de geração de trabalho e renda. Ao HU-FURG/Ebserh cabe o fornecimento de tecidos, linhas e tecidos, para a confecção das peças destinadas às áreas assistenciais do hospital.

No dia 8, será realizado o lançamento virtual das seguintes coleções: Cuidados Covid (máscaras e porta-máscaras), Personalidades Femininas (camisetas e ecobags com estampas de personalidades femininas como Frida Kahlo, Elis Regina e Rita Lobato), Preocupação com o Meio Ambiente (ecobags confeccionadas com material reaproveitado) e Cuidados (jalecos e calças, aventais e toucas de cozinha, toucas e buchas de banho). O horário e o link para acompanhar o lançamento serão divulgados em breve.

O curso segue os protocolos de segurança vigentes e tem previsão de término para março, totalizando 90 horas de carga horária. Unindo prática, aperfeiçoamento e atualização de técnicas de costura, as aulas possibilitam a padronização da costura e das peças produzidas, garantindo mais qualidade à confecção dos materiais.