ENCONTRO

Gerentes nacional e regional de cultura do Sesc visitam espaço da Feira do Livro

Marcos Henrique Rego e Sílvio Bento estiveram na Praça Didio Duhá na quinta, 30

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

No segundo dia de Feira do Livro, ainda antes de as bancas abrirem e a programação iniciar, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, acompanhou os gerentes nacional e estadual de cultura do Sesc, Marcos Henrique Rego e Sílvio Bento, em uma visita às instalações da Feira. Rego e Bento estão na metade sul do estado para o encerramento do 10º Festival Internacional Sesc de Música em Pelotas e, a convite do gerente do Sesc em Rio Grande, André Miki, vieram ao município vizinho e ao Balneário Cassino, que sedia a Feira.

Pela primeira vez em Rio Grande, o gerente nacional conheceu o espaço da Feira. Foi um momento de encontro. Com forte presença em todo o país, o Sesc é um grande promotor da cultura, nos grandes centros e  também no interior. A literatura ganha destaque na promoção ou apoio de feiras de livros, também com o Prêmio Sesc de Literatura, que premia novos talentos, e ainda com a realização do projeto A Arte da Palavra, que promove oficinas, rodas de leitura, bate-papo com autores, entre outras ações. “A gente com o tempo entendeu que não dava para ficar só nas capitais. Obviamente o Brasil profundo acontece dentro dos interiores. O Sesc, como tem essa capilaridade, está em muitos lugares, e a gente pensa sempre nas ações que façam com que essa rede capital-interior funcione mais ou menos em equilíbrio, preservando as identidades. Cada lugar vai ter uma individualidade, uma dimensão da sua própria constituição identitária, mas a gente, ao respeitar isso, também conecta essas particularidades a uma rede maior. Estamos aqui em Rio Grande, vendo essa maravilha que é uma feira tão dinâmica e tão múltipla, e aí perceber o que tem de potente aqui que possa conversar com outros lugares”, disse Rego.

Para o gerente regional de cultura do Sesc, Sílvio Bento, as feiras são um lugar de “consagração do livro e do incentivo à leitura”, isso porque é “um momento de encontro de uma criança, de um jovem, de um adulto com o livro, com a leitura, ou com o incentivo à leitura”.

Daniel Prado, o pró-reitor de Extensão e Cultura da FURG, celebrou a visita. “Receber tanto o Silvio Bento quanto o Marcos Rego é no sentido de aproximação das relações institucionais. O Sesc no país inteiro, inclusive no Rio Grande do Sul, olha com muita atenção para o desenvolvimento cultural, os investimentos culturais, as tradições, as manifestações artísticas, da literatura. A nossa ideia é sempre nos aproximarmos dessas instituições, desses atores externos  pra podermos construir ações em comum para a comunidade.”

 

 

Galería

Marcos Henrique Rego e Sílvio Bento estiveram na Praça Didio Duhá na quinta, 30

Hiago Reisdoerfer/Secom