PARCERIA

FURG participa da abertura da 11ª Conferência Municipal de Saúde

Evento abordou o plano municipal de saúde e a defesa do SUS

Nos dias 5 e 6 de agosto, agentes da saúde pública em Rio Grande estiveram reunidos, no formato online, na 11ª Conferência Municipal de Saúde. Com o tema “Construindo o Plano Municipal de Saúde 2022-2025 – desafios para a gestão, os trabalhadores e os usuários”, a abertura do evento contou com a presença do vice-reitor da FURG, Renato Duro. Participaram também do primeiro dia da Conferência, a secretária municipal da saúde, Zelionara Branco, a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Eliana Pereira e o representante do Conselho Estadual de Saúde, Itamar Santos.

Todos os presentes destacaram em suas falas a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), seu protagonismo no enfrentamento à pandemia através da campanha de vacinação da população brasileira e os serviços prestados por ele, como atenção integral à saúde.

O vice-reitor da FURG ressaltou que esse é um debate fundamental, pois a saúde é um direito coletivo. “O SUS criado em 1990 possui vínculo estreito com as garantias expressas na Constituição Federal, neste sentido é importante que ele seja defendido e aperfeiçoado.” mencionou Renato Duro, que aproveitou a ocasião para agradecer a parceira da Secretaria Municipal de Saúde com a universidade e os serviços prestados por ambas as instituições em prol da comunidade rio-grandina. “A universidade é um espaço do conhecimento, da ciência, da saúde e também da produção de insumos e de formação de profissionais, como os que estão atuando na vacinação no município. A FURG é parceira da Secretaria da Saúde na defesa do SUS e estará sempre de portas abertas para o incentivo de ações voltadas para a saúde pública.”, finalizou Renato.

Zelionara Branco agradeceu a parceria com a universidade, em especial neste momento de pandemia, em que várias servidoras da FURG estão colaborando na campanha de vacinação no município, e a importância desse trabalho realizado em conjunto, destacando que “é de extrema importância que esses laços sejam cada vez mais estreitados, pois só assim teremos avanços na saúde e na educação”.