Como etapa dos trabalhos da disciplina Gestão de Áreas Protegidas, do curso de Gestão Ambiental do Instituto de Oceanografia (IO) da FURG, 14 alunos estiveram em Mostardas e Tavares visitando trechos do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, nos dias 30 e 31 de julho.
Os estudantes foram recepcionados por um analista do ICMBio, instituição encarregada pela gestão da unidade, que ministrou palestra sobre os principais aspectos e dados históricos do parque. A atividade oportunizou aos alunos o acesso a informações que complementaram suas pesquisas a respeito dos desafios de gestão dessa área protegida.
Na visita, os alunos também exploraram duas trilhas com um número considerável de aves, como flamingos, emas, colhereiros, cisnes de pescoço preto, gaviões, e outras. E, ainda, conheceram a produção de artesanato da região, cujo tema são as espécies de aves do local.
O Parque Nacional da Lagoa do Peixe situa-se entre a Lagoa dos Patos e o mar, e protege um conjunto de ecossistemas típicos de áreas úmidas, cuja principal característica é a ocorrência de enorme número de aves de muitas espécies diferentes, sendo ponto de suporte para as migrações de grupos de pássaros que percorrem milhares de quilômetros, entre os hemisférios sul e norte do Planeta. Algumas das espécies ali encontradas estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, o que reforça a importância dos cuidados com seus habitats e regiões de descanso, alimentação e reprodução.