RECONHECIMENTO

Dia do Servidor e da Servidora propõe reflexão sobre o trabalho e os desafios impostos pela pandemia

Reitoria emite mensagem aos profissionais que atuam na universidade

Tradicionalmente celebrado com uma Assembleia Universitária e com encontro festivo, o Dia do Servidor e da Servidora na FURG, neste ano, é momento de reflexão sobre os desafios colocados aos profissionais da instituição com a pandemia.

Em mensagem direcionada aos servidores e servidoras, a reitora Cleuza Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo, afirmam: “Queremos que recebam nosso reconhecimento pela forma ética e diligente como todos e todas têm enfrentado os desafios que a pandemia nos impôs. Este novo tempo tem nos exigido adaptação e criatividade no desempenho de nossas atribuições profissionais”.

O documento ainda observa que este período traz à tona “Uma FURG que defende e valoriza o Servidor Público como um agente essencial de transformação social, não só por suas atividades da rotina administrativa ou acadêmica, mas por todas as ações que têm sido realizadas por docentes e técnicos administrativos em educação no combate à pandemia que assola nossa sociedade”.

Para acessar a mensagem na íntegra, clique aqui.

Programa comemorativo

Na edição desta terça-feira, 27, o programa FMCafé Live dedicou parte de sua grade em alusão ao Dia do Servidor e da Servidora na FURG. Na oportunidade, estiveram presentes tanto a reitora quanto o vice-reitor, que dedicaram suas falas em homenagem e defesa dos servidores públicos da instituição.

“Ao mesmo tempo em que lamentamos não estarmos juntos, é uma alegria podermos estar aqui comemorando o Dia do Servidor e da Servidora”, comentou a reitora. Em diversos momentos durante o programa, a reitora buscou resgatar a importância do papel dos servidores públicos da universidade não apenas dentro do contexto acadêmico, mas também, sua forte participação e relevância para o desenvolvimento da ciência no país.

Também em posição de defesa ao serviço público de qualidade e como ferramenta de impulsionamento social, o vice-reitor levantou questionamentos acerca do preconceito e da concepção errônea de que o serviço público é oneroso e ineficiente. “Por vezes fica esse entendimento, que inclusive acabou sendo base para a discussão da reforma administrativa, de que o serviço público é caro e ineficiente. É uma premissa preconceituosa e que não é baseada em nenhum diagnóstico preciso. Que serviço é caro? Onde está a ineficiência e porque se dá essa ineficiência? Essas são as perguntas que deveríamos fazer”, pontua Danilo

Durante a apresentação do programa, diversos servidores e servidoras da FURG deixaram mensagens de felicitações aos colegas, lidas no ar pelos participantes do programa. O FMCafé Live é transmitido ao vivo pela página da FURG no Facebook, às terças e quintas-feiras, das 13h às 14h.