Reconhecimento

Curso de Ciências da FURG recebe nota máxima do MEC

Comissão do MEC atribui conceito de excelência ao curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância

Foto: Daniel Silveira
Três estudantes, duas mulheres e um homem, fazem demonstração de um experimento científico com garrafas PET em um evento acadêmico. Eles estão no entorno de uma mesa. À frente, uma mulher observa. Atrás deles, há dois pôsteres de apresentação de trabalhos científicos, ambos com a marca da FURG.

O curso de Licenciatura em Ciências da FURG, marcado pela proposta de articulação de saberes e de interiorização do acesso à formação de professores, obteve a pontuação máxima (nota cinco) pelo Ministério da Educação (MEC). A Comissão do MEC designada para o reconhecimento do curso centralizou os trabalhos na Secretaria de Educação a Distância (SEaD) da FURG, em 25 e 26 de março, para avaliar a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e a infraestrutura. A Licenciatura em Ciências é ofertada desde 2013, na modalidade a distância, pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), motivada por estudos que identificaram a carência de professores com formação específica para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O reconhecimento do curso de Ciências, com conceito de excelência, conforme o secretário de Educação a Distância, Valmir Heckler, mobiliza o desenvolvimento de outros projetos na Instituição com as mesmas preocupações pedagógicas: a articulação de saberes e a interação entre professores de diferentes áreas. “O resultado dessa avaliação é uma forma de reconhecer as potencialidades dos processos educativos que apostam na interdisciplinaridade”, ressalta. A qualificação da proposta, segundo o secretário, fortalece o movimento para a criação de pós-graduação na modalidade a Distância: mestrado profissional em Ensino de Ciências.

Qualidade e Inovação

O curso de Ciências consolidou a proposta de trabalho com interdisciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia e Gestão Educacional, reunidas para a resolução de problemas cotidianos. A abordagem afasta-se, assim, da lógica de repartição do conhecimento. “Todo o nosso desejo de construir um currículo, que não fragmente a construção do conhecimento, e que possa formar um professor concebendo uma formação mais plural, interdisciplinar, pôde ser demonstrado nessa avaliação”, comemora o coordenador do curso, Daniel Silveira. Para essa forma de trabalho, professores e tutores precisam estar em constante interação para a elaboração de atividades interdisciplinares.

O reconhecimento do MEC, no parecer do coordenador, reafirma o esforço da Universidade pela inovação de seus processos e a qualidade de seus cursos, independentemente da modalidade de ensino. “A FURG está caminhando para a consolidação de propostas de currículos mais interdisciplinares. Isso foi o balizador da avaliação: o currículo é inovador”, salienta.

Panorama

Com atuação em seis municípios no interior, mais de 60 professores já estão habilitados para o Ensino de Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental e aproximadamente 40 acadêmicos estão em processo de formação. A expectativa é de início de novas turmas, no primeiro semestre de 2020, com 150 vagas distribuídas nos polos de Santana do Livramento, São Sepé, Restinga Sêca, Cachoeira do Sul, Esteio e Balneário Pinhal.