AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Consulta do PDI está aberta à comunidade acadêmica

Pesquisa ficará disponível até o próximo dia 2 de dezembro

Desde a realização da Pesquisa de Autoavaliação Institucional, realizada ao final de 2022, e ao longo de todo o ano de 2023, a FURG trabalhou intensamente na construção de seus novos Projeto Pedagógico Institucional, para o período 2024/2033, e Plano de Desenvolvimento Institucional, para o período 2024/2028. Fator marcante nesse longo processo foi a ampla discussão realizada com a comunidade universitária, a partir da qual esses documentos foram construídos. O objetivo principal sempre foi elaborar um planejamento que embasasse a execução das ações da universidade nos próximos anos.

Dois processos deram início à construção do Planejamento Estratégico da FURG: a reestruturação do Comitê Assessor de Planejamento – CAP (que passou a contar com os diretores das pró-reitorias e representantes dos órgãos vinculados e campi SVP, SLS e SAP na sua composição) e a pesquisa de autoavaliação institucional, construída pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e dirigida pela Diretoria de Avaliação Institucional (DAI). Na pesquisa de autoavaliação foram coletadas opiniões de servidores e estudantes sobre vários temas que envolvem a estrutura da FURG e possibilitaram a análise dos pontos fortes e fracos da Instituição bem como categorizá-los em várias áreas (unidades acadêmicas, pró-reitorias, gabinete do reitor, órgãos vinculados e campi Santa Vitória do Palmar, São Lourenço do Sul e Santo Antônio da Patrulha). As diferentes unidades da universidade foram provocadas a analisar os resultados de seus microambientes e propor o que podiam realizar nos próximos 5 anos para o crescimento da FURG. Depois dessa etapa, onde cada unidade realizou um seminário específico, foram enviadas as sugestões para o PDI 2024-2028 para a Diretoria de Planejamento (Diplan) que categorizou os dados recebidos por temas que foram discutidos no Congresso Institucional de Avaliação e Planejamento (Congriap). 

Com o intuito de ampliar as discussões referentes ao planejamento da FURG, foram aplicadas pesquisas específicas junto à comunidade externa, trabalhadores terceirizados e estudantes. Os resultados dessas pesquisas foram apresentados no início das reuniões dos Grupos de Trabalho do Congriap para que fossem analisados em conjunto com os materiais oriundos dos seminários realizados pelas unidades.

O Congriap teve o objetivo de ampliar a discussão entre estudantes e servidores sobre os objetivos da FURG para os próximos cinco anos. O congresso ocorreu de forma online com o intuito de ampliar a participação de estudantes e servidores em todos os turnos com atividades programadas. O evento aconteceu nos dias 13, 14 e 15 de junho de 2023 e teve a participação de 465 pessoas em pelo menos 2 dias do evento. Para que o Congriap acontecesse foram imprescindíveis a colaboração de 69 pessoas entre servidores e estudantes que fizeram parte da equipe de apoio como relatores, mediadores e administradores de sala.

No primeiro dia foram realizadas as apresentações dos gestores sobre a avaliação do PDI 2019-2023. No segundo dia foram realizadas as discussões dos Grupos de Trabalho de cada Eixo temático. No terceiro e último dia foram apresentados os resultados das discussões de cada grupo de trabalho para a comunidade. Ao final do Congresso o relator de cada grupo enviou um relato dos trabalhos e discussões para a Diplan. 
Após todo o processo consultivo, o Comitê Assessor de Planejamento (CAP) iniciou o trabalho de análise dos resultados do Congriap para a construção do documento estruturado do PDI 2024-2028. Para essa primeira etapa foram criados oito grupos de trabalho, relacionados a um ou mais eixos norteadores do PDI 2019/2023. Os eixos de Graduação, Assuntos Estudantis, Gestão Institucional e Gestão de Pessoas foram tratados de forma individual em grupos de trabalho específicos. Os demais eixos norteadores foram agrupados por aproximação dos temas. Esses grupos de trabalho foram compostos pelos diretores responsáveis das áreas e, pelo menos, um membro externo à área.  

Após 64 reuniões dos grupos de trabalho do CAP foi elaborado o PDI 2024-2028 que está composto por 14 eixos, 50 objetivos e 254 estratégias. 

Todo esse processo está entrando em sua fase final. Antes do envio do documento final para apreciação do Conselho Universitário, a universidade abre o PDI 2024/2028 para que a comunidade universitária faça uma avaliação e apresente suas críticas e sugestões ao documento.

Para participar, basta clicar neste link e dar a sua contribuição. A pesquisa fica aberta de 20 de novembro até 2 de dezembro de 2023.