Educação a Distância

Ciência é Dez! FURG oferece curso de Especialização em Ensino de Ciências em seis municípios

Especialização em Ensino de Ciências, a distância, é voltada para professores da rede pública

Foto: Daniel Silveira/Divulgação

O reconhecimento pela trajetória na área de Ensino de Ciências, em cursos presenciais e a distância, qualificou a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) para a oferta de mais uma formação às comunidades atendidas pelos polos do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Como parte do programa “Ciência é Dez”, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), a Instituição foi escolhida para a oferta de 240 vagas para o curso de Especialização em Ensino de Ciências. A formação, voltada aos professores que atuam na rede pública e que ministram Ciências nos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), chegará, pela FURG, a seis polos de apoio presencial. As inscrições serão recebidas pelo endereço http://www.siposg.furg.br até 1º de novembro.

 As oportunidades são destinadas às regiões atendidas pelos polos de Rio Grande (60 vagas), Bagé (50), Cachoeira do Sul (40), Mostardas (30), São Lourenço do Sul (30) e Santo Antônio da Patrulha (30). O curso destina-se a professores do sistema público de ensino, com título de graduação, que atuam nos Anos Finais do Ensino Fundamental na área de Ensino de Ciências. A especialização a distância é organizada em três módulos, totalizando 480h, com a realização, mensal, de dois encontros presenciais por disciplina. O início das atividades está previsto para março de 2020.

 O Edital, de acordo com as políticas de ações afirmativas da FURG, prevê a reserva de vagas, em 20%, para candidatos negros, indígenas, quilombolas e estudantes com alguma deficiência, em igual proporção. O processo seletivo é composto pela avaliação do currículo e da carta de intenções.

Interação de saberes

A realidade escolar do Ensino de Ciências, explica o secretário de Educação a Distância da FURG, Valmir Heckler, tem sido marcada por práticas de sala aula que abordam os conteúdos de Física, Química, Biologia, Geologia de forma isolada, sem conexão entre esses conhecimentos. O desafio proposto pelo curso de Especialização em Ensino de Ciências, nas perspectiva do que já vem sido difundido historicamente pelos projetos da Universidade, é o desenvolvimento do Ensino de forma contextualizada, com participação ativa dos professores e estudantes, mediante práticas de pesquisa voltadas à reflexão e à compreensão dos fenômenos da natureza. "As temáticas são desenvolvidas muito associadas à experiência formativa dos professores, que geralmente acontecem de forma fragmentada. O curso vislumbra trabalhar de forma a estabelecer diálogo permanente [entre as áreas]”, explica.

Trajetória reconhecida

A interiorização do acesso à formação de professores na área de Ciências é um dos projetos da Universidade, em desenvolvimento desde 2013 pelo Programa UAB. O curso de Licenciatura em Ciências, na modalidade a distância, marcado pela proposta de articulação de saberes, obteve em 2019 a pontuação máxima pelo MEC. A avaliação tem como base a organização didático-pedagógica, a composição do corpo docente e infraestrutura da Secretaria de Educação a Distância. O reconhecimento mostra a consolidação da proposta de trabalho com interdisciplinas: Física, Matemática, Química, Biologia, Pedagogia e Gestão Educacional, reunidas para a resolução de problemas cotidianos. A licenciatura da FURG já contribuiu com a habilitação de 60 professores de Ciências. Cerca de 40 estudantes estão em processo de formação. 

No âmbito da pós-graduação, a Universidade mantém os cursos de mestrado e doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, em funcionamento, respectivamente, desde 2006 e 2009. "O que nos motiva é a possibilidade de continuidade do projeto de formação de professores, no campo do Ensino de Ciências, em que nossa Universidade se destaca. A FURG tem uma forte tradição na formação inicial de professores na área do Ensino de Ciências, desde a década de 1980", conta Heckler.

Essas experiências, o que justifica a escolha da FURG para integrar o Programa "Ciência é Dez!", estão aliadas ao reconhecimento à atuação da Universidade na construção de políticas nacionais de Educação a Distância e no desenvolvimento de projetos em conjunto com a CAPES, como o Projeto Avapolos, que busca levar a Educação a Distância a regiões sem ou com restrição de acesso à Internet.

Educação a Distância: conceito de excelência

O esforço da FURG para a democratização e interiorização do acesso ao Ensino Superior, pelos cursos e programas de Educação a Distância, passou por avaliação local de reconhecimento pelo MEC em abril de 2019. Pela qualificação de suas atividades, a universidade recebeu o conceito cinco, a maior nota possível. O objetivo desse processo, periódico, é verificar a condição da universidade para permanência de seus projetos educacionais na modalidade.

Na avaliação de recredenciamento, são consideradas todas as áreas da universidade e questões específicas dos cursos a distância. A Comissão de MEC acompanhou presencialmente os processos da Universidade: verificou a sua infraestrutura, a qualificação de seu corpo de professores e técnico-administrativos, sua proposta pedagógica, planejamento e instrumentos de avaliação institucional e políticas acadêmicas e de gestão.

Com atuação desde 2007 pelo Sistema UAB, a FURG já desenvolveu ações em 25 polos de apoio presencial no interior do Estado, com a oferta de 21 cursos, entre aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação.

A FURG também é polo EAD

A FURG passou em 2018 a ser integrada ao Sistema UAB; aprovada pela qualificação técnica e de recursos humanos à condição de polo associado. O polo é uma estrutura acadêmica de apoio pedagógico, tecnológico e administrativo às atividades de ensino-aprendizagem dos cursos e programas de Educação a Distância.  A participação da FURG como polo permite a oferta de cursos de graduação e pós-graduação a distância da FURG e de outras instituições integrantes do Sistema UAB na estrutura da própria Universidade.

Já estão em andamento no polo abrigado pela FURG, os cursos de Especialização para Professores de Matemática, em Gestão Pública Municipal, em Educação em Direitos Humanos e em Língua, Literatura e Ensino. A participação no "Ciência é Dez!" confere mais 60 vagas ao polo situado junto à Secretaria de Educação a Distância (Campus Carreiros) da FURG.