ANIVERSÁRIO

CCMar: 13 anos voltado à inclusão social com ênfase na mentalidade marítima

Ofertando cursos de formação integral, projeto segue atendendo jovens da região em situação de vulnerabilidade

Foto: Arquivo/Secom

Idealizado por meio de uma parceria entre a FURG e o BNDES, sendo ligado ao Museu Oceanográfico Professor Eliézer de Carvalho Rios da universidade, o Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) chega aos 13 anos nesta sexta-feira, 20, com a mesma vivacidade de sua proposta original.

Compartilhando essa data festiva com a própria FURG, que hoje chega aos 52 anos, o CCMar divide com a universidade outras características de origem. Ambos mantêm sua estrutura escolar como espaços democráticos para o desenvolvimento de ações educativas e cursos pré-profissionalizantes; desta forma, buscam transferir conhecimento à sociedade, atendendo suas demandas com a realização de ações que contribuem para o desenvolvimento da região.

O Centro desenvolve estratégias e metodologias de intervenção social junto às áreas menos assistidas da população, e assim, rompendo com os modos de vida que caracterizam a desigualdade, promove a inclusão dos mais carentes. Seus cursos são voltados a estudantes entre 14 e 17 anos em situação de vulnerabilidade sócio-econômico-ambiental das comunidades de Rio Grande e São José do Norte.

O cumprimento de sua missão e das atividades de inclusão social, através da oferta dos cursos, visa a contemplar a vocação regional para as ações desenvolvidas no ecossistema costeiro com foco voltado à mentalidade marítima e à inserção do adolescente no mundo do trabalho. As aulas são lecionadas no prédio erguido às margens da Lagoa dos Patos e abordam temas como educação náutica e construção naval.

"Almejamos fomentar o encaminhamento desses adolescentes para uma participação social com uma inserção crítica, solidária e fraterna em suas atuações, principalmente no que tange às suas relações com o mundo do trabalho, resgatando com isso a dignidade enquanto indivíduos e cidadãos com maior aporte de recursos para o enfrentamento dos riscos sociais, econômicos e ambientais a que são submetidos", ressalta o diretor do CCMar, Lauro Barcellos.

Os cursos
A cada semestre, a programação de cursos é oferecida de acordo com a demanda e as possibilidades de financiamento para cada um deles. Entre os cursos desenvolvidos pelo Centro, estão auxiliar administrativo, auxiliar de recursos humanos, construção naval, costuraria, culinária, educação náutica, informática fundamental, música, movelaria, panificação e confeitaria, e práticas de agricultura e meio ambiente.

São atendidos 300 alunos anualmente, em 28 cursos por ano, oferecidos semestralmente no período da tarde, de segunda a sexta-feira. O processo de formação integral totaliza uma carga horária total de 240 horas - divididas em 160 horas de teorias e práticas profissionalizantes e 80 horas de disciplinas complementares com ênfase em desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Os candidatos são selecionados pelo corpo técnico da FURG, vinculado à ação social da universidade.

Neste contexto, promove-se ao mesmo tempo o desenvolvimento das competências técnicas e das competências pessoal, social, produtiva e cognitiva dos jovens, através de um processo de formação integral.