VOLTA ÀS AULAS

Acolhida Cidadã tem ações pautadas no respeito e afetividade

Programa da FURG tem o objetivo recepcionar e integrar os novos estudantes à vida universitária

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

No retorno às aulas, a FURG desenvolve uma programação especial de recepção aos estudantes recém-chegados à universidade. Promovida pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), em parceria com unidades acadêmicas e administrativas, a Acolhida Cidadã é realizada desde 2010, com o objetivo de receber os novos estudantes através de ações pautadas no respeito e na afetividade, visando à integração dos calouros. A programação de boas-vindas ocorrerá, principalmente, durante as duas primeiras semanas de aulas em todos os campi, mas se estendem até o final do mês de março.

A Acolhida Cidadã é composta por diversas atividades, promovidas por unidades acadêmicas, coletivos, associações e demais grupos ligados à universidade. A programação inclui palestras, rodas de conversas, apresentação de docentes e projetos de pesquisa, apresentações de bolsas, auxílios e outros programas voltados aos estudantes, aulas inaugurais, apadrinhamento de calouros, jogos de integração, minicursos e visitas pelas unidades dos campi. Além disso, durante todo o mês de março, no Centro de Convivência do Campus Carreiros, serão feitas entrevistas com novos estudantes, que terão a oportunidade de contar histórias e falar sobre os caminhos que os conduziram até a FURG. No Campus Carreiros, um porto importante das atividades é apresentação aos calouros de pontos específicos da unidade, como Xerox, centro de convivência e biblioteca.


Nesta terça-feira, 3, como parte da extensa programação, o Centro de Ciências Computacionais (C3) promoveu a Aula Inaugural e o apadrinhamento de calouros, reunindo um grande número de estudantes e professores em seu auditório. Para Bruno da Silva, 20 anos, calouro do curso de Engenharia de Automação, a Acolhida Cidadã é muito importante para mostrar a universidade aos novos estudantes, ajudando a integrá-los entre si, aos professores e aos estudantes mais antigos. Felipe Saadi, 21 anos, do curso de Sistemas de Informação, e Lucas Jensen Braga, 19 anos, do curso de Engenharia de Computação, consideram a Acolhida Cidadã uma iniciativa bastante interessante, pois promove a interação entre os estudantes e mostra os setores e o funcionamento da universidade aos que estão ingressando agora. Para acompanhar a programação da Acolhida Cidadã, basta acessar este link e navegar pelos dias do mês.

 

 

Galería

Calouros da Escola de Química e Alimentos durante tour pelo Campus Carreiros

Hiago Reisdoerfer/Secom