Acolhida Cidadã

SIB promove Jornada Literária

Atividade acontece nos dias 9,10 e 11 de novembro

O Sistema de Bibliotecas (Sib) promove a Jornada Literária com a temática “Nós por nós: literatura negra por vozes negras”, nos dias 9, 10 e 11 de novembro. O evento integrará a programação da Acolhida Cidadã 2021. As atividades serão abertas à comunidade acadêmica e externa, com início às 19h, as inscrições para participação podem ser feitas até 08 de novembro, pelo Sistema de Inscrições.

O projeto foi iniciado a partir de um grupo de pesquisa de acadêmicos que trabalham com a temática afro - feminina negra em estudos literários. A atividade busca repensar padrões conservadores na literatura e condições de existências subalternas negras literárias, desnaturalizando a fala das pessoas não negras.

“Identificando a raiz do problema em estudos literários, almejamos transpassar o colonialismo, o poder hegemônico e o racismo através de escritas de autoras afro - femininas brasileiras”, esperam os organizadores do projeto.

A oficina pretende a partir das escritas insubordinadas de: Maria Helena Vargas da Silveira (2002), Carolina Maria de Jesus (2014), Ana dos Santos (2016), Sónia Soltuane (2016), Lilian Rocha (2016), Conceição Evaristo (2017), Djamila Ribeiro (2018), Lubi Prates (2019) e as produções literárias autênticas de acadêmicos do blog do NEABI (2021) excogitar em rebater o sistema pré-estabelecido, desestabilizar o genocídio negro e ajudar a repensar as desigualdades sociais.

A proposta da jornada, coordenada pela mestranda em Letras Sara Nascente da Silva contará com os ministrantes: doutorando em Letras Salomão António Massingue, doutoranda em Letras Sandra Lee dos Santos Ribeiro, doutorando em Letras Gabriel Jorge de Quadros de Paula, mestranda em Letras Jane Clair Avila Duarte, mestranda em Educação Gabriele Costa Pereira, mestranda em Letras Charlene da Silveira Farias, mestranda em Letras Sara Nascente da Silva, a graduanda em Letras Português/ Espanhol Jéssica Scheer Souza e a graduanda em Pedagogia Carla Rejane Amaral e Silva.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval