CENTROS MULTIUSUÁRIOS

III Emeec-Sul capacita alunos, docentes e técnicos da FURG e instituições vizinhas

Iniciativa aconteceu de 2 a 4 de dezembro, e contou com a participação de mais de 100 pessoas

Foto: Divulgação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp) da FURG e os centros multiusuários – Centro Integrado de Análises (CIA) e Centro de Microscopia Eletrônica (Ceme-Sul) realizaram entre os dias de 2 e 4 de dezembro, a terceira edição do Encontro de Microscopia, Espectroscopia, Espectrometria e Cromatografia da Região Sul (Emeec-Sul). O evento tem a intenção de divulgar a estrutura multiusuária da universidade, assim apresentando seu potencial de aplicações em análises, ao mesmo tempo em que propõe a capacitação de docentes, discentes e técnicos da instituição com vistas a otimizar o uso dos equipamentos de grande porte disponíveis, adquiridos majoritariamente com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC). 

No primeiro dia do evento, os 132 inscritos assistiram a uma mesa-redonda de abertura com o Pró-reitor da unidade, o professor Eduardo Secchi, bem como de Pró-reitores anteriores, os quais relataram a trajetória de criação e consolidação dos programas de desenvolvimento institucional para modernização e qualificação do rol de equipamentos e do programa de compartilhamento da infraestrutura na FURG. Os Pró-reitores enfatizaram a capacidade instalada na FURG e a relevância do Programa de Compartilhamento de Equipamentos Multiusuários (Procem) para organizar e maximizar o uso dessa importante infraestrutura.

A programação do primeiro dia contou ainda com seis palestras de professores da FURG, UFPEL, UFCSPA e UFRGS, além de profissionais de empresas privadas (SENS, Rio de Janeiro). Na oportunidade foram destacadas as características e versatilidade de uso dos equipamentos instalados nos dois centros multiusuários em questão.

Nos dias 3 e 4, um total de 57 estudantes, professores, técnicos e profissionais da iniciativa privada, além dos técnicos dos Centros, participaram de cinco minicursos teórico-práticos. Os minicursos foram voltados para a operação dos equipamentos, análise de dados e possibilidades de aplicação das técnicas de Ressonância Magnética Nuclear, Microextração em fase sólida, Difração de raios-X, Espectrometria de Massas de Razão Isotópica, e Microscopia Eletrônica de Transmissão.

 

 

Galería

Evento aconteceu de 2 a 4 de dezembro com o intuito de capacitar a comunidade acadêmica nas diversas possibilidades proporcionadas pelos Centros Multiusuários

Divulgação