ACOLHIDA CIDADÃ

ICB recebeu alunos com atividades de integração

Pró-reitor de graduação conversou com calouros sobre a importância da universidade

Foto: Fernando Halal/Secom
Pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, ministrando palestra

Foi sob olhares atentos que estudantes recém-chegados dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado e Tecnólogo em Toxicologia Ambiental, do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), participaram da atividade da Acolhida Cidadã na tarde de terça-feira, 26, no pavilhão 4, do campus Carreiros.

Segundo a coordenadora adjunta do curso de Toxicologia, professora Isabel Chaves, o instituto tem, nos dois últimos anos, concentrado seus esforços na criação de uma programação de acolhida que atenda às necessidades dos ingressantes. “Procuramos desenvolver atividades que envolvam informações pertinentes como também ações que integrem veteranos e calouros. Além disso, realizamos uma apresentação com a direção do ICB, para que eles entendam o perfil do instituto”, menciona a professora.

Para dar seguimento às ações de acolhimento dos novos alunos, a coordenação do ICB programou uma conversa com o Pró-reitor de graduação Renato Duro Dias, sobre a importância da universidade. “Vimos a necessidade dessa fala devido ao contexto atual que estamos vivendo, onde alguns segmentos da sociedade têm questionado o papel da universidade pública e gratuita. Por isso, achamos conveniente tratarmos dessa questão nesse momento de acolhida dos novos alunos”, enfatiza Isabel.

“É importante nesse momento de recepção reafirmar o papel da universidade pública brasileira, mostrar todos os potenciais da FURG e fazer sua defesa”, afirma Renato Duro Dias.

Importância da universidade

O Pró-reitor de graduação iniciou sua fala explicando sobre as funções e demandas da Pró-reitoria de Graduação e sobre sua trajetória enquanto professor de direito. Além de discorrer de forma breve sobre o funcionamento administrativo da FURG, o professor ressaltou sobre as formas de ingresso na universidade, a exemplo das ações afirmativas.

Dias explicou ainda sobre a história recente da FURG. “Apesar de estarmos completando 50 anos neste ano, a FURG ainda é jovem se pensarmos no começo da educação superior no país. Por isso iremos desenvolver ao longo do ano diversas atrações em comemoração ao aniversário”, relatou Dias.

Para além das atividades de comemoração dos 50 anos, o Pró-reitor destacou o papel importante e fundamental da FURG na sociedade. “A universidade tem desempenhado o papel de protagonista no desenvolvimento da cidade, através do Hospital Universitário, do Arranjo Produtivo Local (APL) e dos projetos de extensão. Esses setores e órgãos geram inúmeros empregos e ajudam a promover a qualidade do ensino superior. A FURG se engaja em várias frentes, sendo uma universidade que cria vínculos com a comunidade”, ressaltou o professor.

Para finalizar, Dias fez um convite aos presentes, “convido a todos vocês a fazerem parte desse processo. É importante estarmos em sintonia com a comunidade, oferecendo atividades gratuitas e de qualidade, para assim continuarmos sendo uma universidade horizontal em suas relações com o público interno e com a sociedade de forma geral”, encerrou ele.

 

Galería

Pró-reitor de Graduação, Renato Duro Dias, ministrando palestra

Palestra com Pró-reitor de Graduação na Acolhida Cidadã do ICB

Foto: Fernando Halal