Extensão

Feira das Ciências: integrando saberes no cordão litorâneo acontece até dia 25

Terceira etapa da 5ª edição do projeto acontece de forma virtual

A terceira etapa da 5ª edição do projeto de extensão Feira das Ciências: integrando saberes no cordão litorâneo iniciou na segunda, 15, e vai até o dia 25 de novembro. Devido à pandemia, o evento acontece de forma online pelo YouTube.

As escolas municipais envolvidas no projeto são: E.M.E.F. Profa. Zenir de Souza Braga, E.M.E.F Dr. Altamir de Lacerda Nascimento e E.E.E.M. Bibiano de Almeida. Devido a pandemia da COVID-19 o projeto de extensão está realizando o momento final, em que ocorre a apresentação dos trabalhos dos estudantes e a avaliação dos mesmos no formato virtual.

A avaliação dos trabalhos enviados durante a terceira etapa ocorrerá, por uma comissão avaliadora e pela comunidade. Serão divulgados até dia 30 de novembro, no site do projeto, os destaques na categoria Ensino Fundamental e do Ensino Médio: 1º, 2º e 3º lugar, Meninas nas Ciências e Voto Popular

Meninas nas Ciências

Nesta edição, o destaque Meninas nas Ciências está intitulado, prêmio professora Dinalva Aires de Sales. A homenageada é docente do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) e possui reconhecimento na área da Física e Astrofísica, sendo coordenadora do projeto Astronomia do Extremo Sul. Além de ter recebido o prêmio Carolina Nemes 2020 da Sociedade Brasileira de Física que é outorgado a mulheres físicas em início de carreira.

Sobre a iniciativa

O projeto de extensão é coordenado pela docente Rafaele Araujo, do Imef, com o apoio dos grupos de pesquisa Comunidade de Indagação em Ensino de Física Interdisciplinar (Ciefi) e Rede de Estudos e Pesquisa sobre Interdisciplinaridade na Educação (Interação). O projeto desenvolve atividades para execução de uma Feira de Ciências em Rio Grande/RS desde 2015.

Com apoio da universidade, o projeto de extensão visa elaborar estratégias para investir na alfabetização científica, envolvendo estudantes e professores da Educação Básica, acadêmicos e docentes, articulando universidade e escola, e assim contribuindo para a formação inicial, continuada e interdisciplinar.

*Estagiária de Jornalismo, com supervisão de Fernanda Cadaval