O projeto Furgmun, do curso de Relações Internacionais, do campus FURG - Santa Vitória do Palmar, promove nesta terça-feira, 10, a partir das 14h30min, o evento Conselho de Segurança - Guerra Russo-Ucraniana, uma atividade cuja dinâmica é simular as práticas da ONU. Este é o primeiro ano em que a iniciativa é feita pela FURG, mas ela acontece quase que na integralidade dos cursos de Relações Internacionais no Brasil e no mundo inteiro há muito tempo. Segundo o professor Daniel Coronato, trata-se de uma prática de ensino que começou a ficar mais conhecida e mais disseminada a partir da Segunda Guerra Mundial, principalmente depois do nascimento da ONU. "É uma prática interessante, porque os estudantes são incumbidos de um país e eles trabalham como delegados seguindo a política externa daquele país. Eles simulam uma negociação real ou fictícia, no caso vai ser uma negociação real dentro de um ambiente simulado, com as regras das organizações internacionais, que no nosso caso vai ser a simulação das Nações Unidas" explica Coronato.
O evento desse ano vai contar praticamente só com alunos de Relações Internacionais. O Furgmun teve início no ano passado estimulado pelos estudantes. "Nós formamos primeiro uma equipe, uma equipe de vanguarda que participou de simulações em Porto Alegre, em Pelotas, em Santa Maria. Esse grupo voltou com esse conhecimento acumulado para Santa Vitória do Palmar e a partir de então nós começamos a criar nossa própria experiência de simulação. Ela vai ocorrer internamente, ainda que a gente vá ter espaço para públicos externos que podem nos visitar e acompanhar o evento. É uma prática que a gente está tentando utilizar agora para, quem sabe, ser reproduzida e virar uma rotina dentro do curso", destaca o professor.
A preparação e treinamento dos delegados e delegadas, que foram divididos por países, ocorreu nas últimas cinco semanas. "A simulação vai acontecer até o período da noite, pois será uma simulação longa. Toda equipe de organização é feita por estudantes do curso de Relações Internacionais com apoio de colegas de outros cursos. Ressalto também a participação do professor Fernando Comiran, diretor do campus, que integra comigo o projeto, e o trabalho da equipe de estudantes que estão participando como organizadores. A ideia é que o projeto Furgmun se materialize e que se consolide a partir dessa primeira iniciativa. Que a gente consiga fazer com que ele prospere aqui no curso, no modelo que a gente possa adequar melhor ao ambiente de Santa Vitória do Palmar", finaliza Daniel Coronato.