RECONHECIMENTO

Câmara dos vereadores do Rio Grande homenageia vice-reitor com título de cidadão rio-grandino

Cerimônia foi alusiva aos 270 anos da Câmara; a mais antiga do estado

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

Na noite da última segunda-feira, 6, no Teatro Municipal, foi realizada a cerimônia de entrega do título de cidadão rio-gradino. A distinção, dada a pessoas naturais de outras cidades, mas com comprovados feitos sociais de impacto em Rio Grande, é a mais alta honraria concedida pela Câmara dos Vereadores. Na ocasião, 21 pessoas foram homenageadas; uma delas o vice-reitor da FURG, Renato Duro Dias.

Indicado pela vereadora Denise Marques, Renato Duro Dias, nascido em Pelotas, foi um dos coordenadores estaduais do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, realizando o acompanhamento jurídico de inúmeros projetos de lei e matérias legislativas na Câmara de Pelotas. Em 2002 e 2004 atuou no grupo pela expressão das sexualidades, na oportunidade, instituiu a primeira parada livre pela diversidade na cidade de Pelotas.

Na FURG, o professor continuou a defender as mesmas pautas, enquanto, em Rio Grande, construiu sua carreira acadêmica até ocupar o atual cargo de vice-reitor da universidade. Desde então foi coordenador do curso de direito e pró-reitor de graduação. Renato continuou suas lutas no município por meio de diversas ações de ensino e extensão junto à comunidade e escolas da rede pública, além de ter coordenando o Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH FURG), atendendo a comunidade em vulnerabilidade socioeconômica. Durante sua gestão no CRDH articulou ações judiciais com vistas a garantir a retificação do Registro Civil para pessoas trans no foro da comarca de Rio Grande.

“Pra mim foi uma grande surpresa esta honraria. Quando recebi a ligação do gabinete da vereadora, dizendo que meu nome havia sido indicado em função das minhas atividades e todo meu envolvimento com a comunidade rio-grandina, vivi um momento de extrema alegria”, disse o gestor, durante a entrega do título.

Para Renato, o reconhecimento aos profissionais que desenvolvem atividades em caráter extensionista e envolvidos com a pauta dos direitos humanos é extremamente gratificante e importante. “Eu sempre tive um coração rio-grandino, e agora, além do coração, também tenho esse título que me outorga, de fato e de direito, a condição de cidadão deste município. É uma imensa honra e ao mesmo tempo uma grande responsabilidade, pois sabemos que essa distinção é entregue somente as pessoas que contribuíram para a cidade; e eu espero ainda contribuir muito mais”, destacou o vice-reitor.

Ainda segundo Renato, foi por meio da universidade que pode pavimentar o caminho para as suas ações junto à comunidade e que culminaram no recebimento do título, e isso mostra o potencial transformador que a FURG agrega para a cidade. “Agradeço imensamente à FURG, ela é a principal razão pela qual eu vim trabalhar e morar em Rio Grande. E é ela quem me proporcionou todo esse elo e contato com a comunidade, seja ela acadêmica ou social. Isso também demostra, de certa forma, a importância da universidade para o território que ela ocupa”, concluiu.

Durante a cerimônia, outro servidor da FURG também recebeu a honraria; o diretor de extensão, André Lemes, indicado pela suplente de vereadora Adriana Carvalho, por seus serviços prestados a educação no município.

 

Galería

Vice-reitor recebeu o título de cidadão riograndino na noite da última segunda-feira, 6

Hiago Reisdoerfer/Secom