SEMANA ACADÊMICA

7ª Saeqa inicia com abertura marcada pelo reconhecimento aos estudantes

Evento abriu com integração entre discentes, docentes e técnicos

Foto: Júlia Sassi

“Conectar para crescer”: este é o tema da sétima edição da Semana Acadêmica da Escola de Química e Alimentos (Saeqa) que iniciou nesta segunda-feira, 27.

O Cidec-Sul do Campus Carreiros recebeu estudantes, técnicos e professores dos cursos de graduação da Escola de Química e Alimentos (EQA). A abertura foi marcada pelo reconhecimento ao comprometimento dos estudantes na realização do evento.

A reitora Cleuza Dias abordou a importância de eventos, como a Saeqa, que são pensados e organizados pelos estudantes, que refletem um espaço não só de socialização de conhecimentos, mas de desenvolvimento da autonomia dos estudantes. “A FURG, nos seus 50 anos, é uma universidade de referência não só pelo trabalho dos seus técnicos e professores, mas também, e principalmente, pelo comprometimento dos estudantes”, reforçou. A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Daiane Gautério, falou da programação diversa desta edição e parabenizou os estudantes pela iniciativa da doação de alimentos.

Leandro Bugoni, diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propesp), falou do comprometimento da EQA, sendo uma das três unidades com maior produção científica e com o maior número de bolsistas de produtividade do CNPq, além da atuação da EQA nos centros multiusuários. “Esse conjunto de infraestrutura e profissionais qualificados possibilita o desenvolvimento acadêmico e profissional”, frisou.

O diretor da Escola de Química e Alimentos, Carlos Hernandez, falou do tema do evento e da integração dos cursos localizados no Campus Carreiros e no Campus Santo Antônio da Patrulha. Segundo o estudante Gabriel Siqueira, gerente geral da comissão organizadora da 7ª Saeqa, a universidade possibilita a participação dos estudantes em eventos como a semana acadêmica, auxiliando no desenvolvimento e crescimento de cada um.

Representando a comissão de professores da organização da Saeqa, a professora Marta Augusto agradeceu a participação e falou sobre as iniciativas como a semana acadêmica, que constroem a carreira acadêmica desde o início. “A partir da entrada na universidade é que nos planejamos o futuro profissional”, comentou. O coordenador do curso de Química Licenciatura, Felipe Kesller, abordou o caráter especial do evento, que é organizado pelos estudantes. “Esses eventos representam o quanto vocês podem realizar coisas com uma visão muito profissional quando trabalham juntos”, disse.

Estiveram presentes também a coordenadora adjunta do curso de Engenharia de Alimentos, Ana Paula Brizio, a coordenadora adjunta do curso de Engenharia Bioquímica, Susan Duarte, o coordenador do curso de Engenharia Química, Rodenei Ogrodowski, e a coordenadora do curso de Química Bacharelado, Rosilene Clementin.

 

 

Galería

Na foto, estudantes sentados nas cadeiras do Cidec- Sul.

Abertura da 7ª Semana Acadêmica da Escola de Química e Alimentos

Júlia Sassi