ARTES VISUAIS

Professora do ILA participa da Latin American Art Exhibition em Varsóvia

Fabiane Pianowski apresentou colagens na Galeria Retroavangarda

Foto: Divulgação

A Latin American Art Exhibition, sob curadoria da PhD Anna Kos na Retroavangarda Gallery, é uma excelente oportunidade para quem reside ou visita Varsóvia em conhecer arte latino-americana contemporânea. Patrocinada pelas Embaixada do Peru e Embaixada da República Argentina na Polônia, apresenta pôsteres, gravuras, colagens e pinturas de 39 artistas representando 14 países diferentes.

A galeria Retroavangarda está situada em um edifício envidraçado de uma região comercial de Varsóvia e a curadora soube aproveitar a sua magnitude e transparência, colocando alguns pôsteres voltados ao exterior, de modo que a exposição é visível aos transeuntes que passam pela rua Aleje Jerozolimskie 146D, convidando-os tacitamente a visitá-la.

A abertura, que aconteceu às 18h do dia 17 de outubro de 2023, foi um êxito. Com uma audiência muito significativa tanto em número de visitantes como pelas presenças de autoridades diplomáticas de embaixadas da Espanha e de países da América Latina na Polônia: Argentina, Colômbia, Peru, Panamá, Guatemala, Venezuela e Brasil que foram prestigiar esse importante intercâmbio cultural e artístico.

A exposição inicia com uma seleção de pôsteres que conectam a parte exterior à interior do edifício. Trabalhos de grandes dimensões que impactam pelas suas cores e composições, anunciando ao público a diversidade latino-americana e, de certa forma, também da própria exposição.

Os artistas gráficos Adan Paredes Barrera (México), Agustina Sulich (Argentina), Alejandro Rivera Plata (Colômbia), Amijai Benderski (Uruguai), Aram Huerta (México), Carlos Zamora (US / Cuba), Christopher Scott (Equador), David Ortiz (Equador), Diego Becas (Chile), Eduardo (Uruguai), Elmer Sosa (México), Eréndida Mancilla (México), Fabian Carreras (Argentina), German Jimenez (Colômbia), Ivan Ciro Palomino Huamani (Peru), Jonathan Sirit (Venezuela), José Alberto Hernández (Costa Rica), José Luis López (Equador), Lonnie Ruiz (Nicarágua), Marcos Minini (Brasil), Mario Fuentes (Equador), Natalia Volpe (Argentina) e Thiago Lacaz (Brasil) são os responsáveis pela ampla mostra de cartazes que ocupam a maior parte da exposição.

O colorido impactante, a simbologia, muitas vinculadas aos povos originários, assim como os gritos de protesto de grande parte dos cartazes mostram uma América Latina vibrante e contestadora, que se afirma como uma produtora autóctone de arte, mostrando com orgulho tanto suas raízes identitárias como suas relações inter e transculturais.

As gravuras de Oswaldo Favela (México) viajam pelo mundo em envelopes para circular nas redes de mail art levando o simbolismo e a fora da arte mexicana.

Nas colagens de Alvaro Sánchez (Guatemala), Antagonica Furry (Bolívia), Guillermo Flores (México), Javier González Borbolla (Cuba), Karina Suarez (Argentina), Luis Antonio Rivera Rodriguez (México), Marcos Montenegro (Argentina), Mauricio Planel Rossiello (Brasil), Ricardo Miguel Hernandez (Cuba) e da professora da FURG Fabiane Pianowski, é possível vislumbrar obras carregadas de memórias reais ou inventadas que através do recorta e cola criam instantâneas poéticas. Fotografias antigas, recortes de revista, imagens digitais formam puzzles incompletos cheios de intrigantes simbolismos que convidam o espectador a preencher estas lacunas com seu imaginário particular, e neste processo os artistas conseguem fusionar a cultura latino-americana à cultura do leste europeu.

Os artistas Alberto Lenz (México), Cristian Mac Entyre (Argentina), Daniel Rodriguez (Peru), Eduardo Mac Entyre (Argentina) e Macaparana (Brasil) apresentam pinturas geométricas, nas quais com grande domínio técnico contrastam e combinam cores, linhas e formas em exitoso jogo estético de grande magnetismo para os espectadores.

A exposição apresenta para Varsóvia um recorte bastante significativo da arte latino-americana contemporânea que vale a pena conferir.