Nesta segunda-feira, 5, às 20h, tem início a série Recitais Virtuais, do grupo Performance Vocal UFPel. Serão quatro recitais temáticos, elaborados e interpretados pelos próprios cantores integrantes do grupo e que trazem diversas obras do repertório lírico.
O barítono Cristiano Mariotti, em parceria com o pianista Tomás Storino, estreia o "Recital Canções Brasileiras", que pode ser conferido neste link. O professor do Instituto de Matemática, Estatística e Física (Imef) da FURG concebeu um recital conceitual dentro de uma temática antirracista. O professor Cristiano também é aluno do curso de Bacharelado em Música-Canto, da UFPel.
Na terça-feira, 6, às 20h, estreará o "Recital de Canto e Piano", da soprano Izabella Domingos em parceira com o pianista Gustavo Baldi, neste link.
Na quinta-feira, 8, também às 20h, será a vez da estreia do "Recital de Árias Francesas", da mezzo-soprano Cristine Bello Guse em parceria com o pianista Daniel Benitz, neste link.
Na sexta-feira, 9, no mesmo horário, estreará o "Recital Modinhas e Canções Brasileiras", da soprano Valéria Dutra em parceria com o pianista Gustavo Baldi, neste link.
Ótica antirracista
Gravado em julho de 2022, no Conservatório de Música da UFPel, o "Recital Canções Brasileiras", do professor Cristiano Mariotti em parceria com o pianista Tomás Storino, aborda os seguintes temas: os povos originários; o amor através dos séculos; os crimes da escravidão; e a herança afro-brasileira. Este recital virtual contará com obras de Villa-Lobos, Marlos Nobre, Waldemar Henrique, Camargo Guarnieri, Osvaldo Lacerda, Hekel Tavares, Alberto Nepomuceno e José Maurício Nunes Garcia.
Os recitais foram preparados e pré-gravados como atividade da ação "Performance Vocal: Recitais Virtuais", do projeto unificado "Cantares: atividades complementares direcionadas à formação artística do cantor", do Centro de Artes da UFPel. A coordenação é da professora Cristine Bello Guse.