DAC

Big Band da FURG lança música própria no YouTube

Composta por Luciano Nazario, "Big Band" conta com parceria de músicos convidados

Foto: Hiago Reisdoerfer/Secom

A Big Band da FURG está de volta, com o lançamento da música autoral "Big Band". Composta por Luciano Nazario, a gravação foi oficializada com as novas tecnologias disponíveis e ganhou um vídeo oficial, que pode ser conferido aqui.

Em tempos de pandemia, os smartphones se tornaram ferramenta de gravação. As partituras foram registradas em casa pelos músicos da Big Band, com o apoio de instrumentistas convidados. A equipe ressalta que o trabalho não seria possível sem o auxílio de músicos voluntários como Sandro Motta, que atuou na produção musical, Joas Amorim, que trabalhou na mixagem e masterização, além do trabalho audiovisual da Maria Rita Martins e do apoio institucional promovido através da Diretoria de Arte e Cultura (DAC/Proexc). "Não devemos esquecer que esse apoio institucional é na verdade um apoio humano, pois somos nós que fazemos as instituições. Nesse sentido, são pessoas como Débora Amaral, Daniel Prado e toda a equipe que fazem projetos como este se tornarem realidade. Isto é a universidade, ela é a união das diferenças que possibilita caminharmos juntos em prol de um projeto de vida, seja ele um projeto de ensino, pesquisa ou extensão", afirma Nazario.

"Esta produção é um lindo exemplo das nossas existências e reinvenções nesses dias pandêmicos. A Big Band, assim como o Coral da FURG, são grupos que existem em um contato muito próximo com a comunidade externa à universidade, e vem apostando em ações como esta para continuar em diálogo, em movimento, enfim, existindo. São redescobertas que nos mostram outras possibilidades de acesso, em especial na relação multicampi", avalia o músico.

A Big Band da FURG é uma iniciativa do Núcleo Artístico Cultural em inserir a música instrumental no meio acadêmico através da extensão. Além de ser uma maneira de mostrar o interesse da universidade por essa área, busca-se favorecer músicos locais que veem nessa formação uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos musicais, incentivando, através de várias ações, o desenvolvimento da música instrumental na região.

Os atuais integrantes são Davi Machado (flauta), Charlise Bandeira (flauta), Cristiane Arrieche (sax alto), Diego Fagundes (sax barítono), Sandro Motta (trompete), Alexandre Salum (trombone), Rodrigo Oliveira (trombone), Rafael Souza (trombone baixo), Luciano Nazario (guitarra), Cristofer Hood (contrabaixo), Natan Zambroni (percussão) e Ricardo Carvalho (bateria). Para a gravação da música "Big Band", foram convidados Joas Amorim (trompete), Jorge de Paula (trompete), Aleks Brune (trompete), Douglas Vallejos (sax alto), Ricardo Ramires (sax tenor), Patrick Valtrick (trombone) e Jéferson Quadros (piano).