COVID-19

Atlética promove campeonato de e-sports durante a pandemia

Torneios têm transmissão online e premiação para os participantes

O modo de se relacionar com o outro mudou durante os tempos de pandemia. Baseada nisto a Associação Atlética Acadêmica das Ciências da Natureza e Matemática da FURG (AAACNMFURG), encontrou na realização de torneios de jogos online uma maneira de conseguir fazer a integração dos estudantes.

“Resolvi  divulgar a ideia e reunir pessoas interessadas por conta própria, espalhei mensagens nas redes sociais e foi um sucesso”, destaca Poliana Lazarini, presidente da Atlética. E assim se deu a criação da organização entre os cursos.

A AAACNMFURG reúne cursos de diferentes áreas da universidade, dentre eles: Química, Biologia, Física, Matemática, Geografia, Gestão Ambiental, Toxicologia Ambiental e Oceanologia. Os estudantes sentiam a necessidade de uma organização para que pudesse representar nos jogos inter-universitários. 

Torneios de e-sports

O contexto pandêmico acabou restringindo a atlética quanto aos eventos. Porém, foi através de torneios de jogos online, conhecidos também como e-sports que a organização conseguiu encontrar uma maneira de reunir os estudantes.

“Nós organizamos torneios para levantar fundos para a atlética, nosso foco atual são campeonatos de league of legends, valorant e tft. Todos campeonatos são transmitidos no meu canal na twitch, com narração minha e de alguns convidados”, destaca  Felippe Souza, responsável pela organização dos torneios. 

Participação no campeonato entre as universidades

O time da atlética foi selecionado para participar do evento global, o Red Bull Campus Clutch, para jogar Valorant, o jogo que está sendo o mais assistido e jogado no ano de 2021.

A equipe que participou do evento contava com seis membros de cursos variados da universidade. As classificatórias nacionais ocorreram nos dias 16 a 18 de abril. O time não se classificou para as próximas etapas do campeonato, porém já está se organizando para a participação em outras atividades relacionadas aos e-sports no âmbito universitário.

“Por sermos de cursos diferentes os horários de treino não batiam e não conseguimos treinar muito em equipe, mas competir no campeonato foi uma experiência que nos trouxe a vontade de ir atrás e participar ainda mais do cenário. Vamos continuar procurando para conseguir competir em novos campeonatos universitários, como por exemplo o TUES, um dos campeonatos com maior estrutura”, destaca Luiz Felipe Garcia, capitão do time que participou do campeonato.

As transmissões da equipe no campeonato podem ser visualizadas nos canais da Twitch, streaming de transmissão de jogos,  dos jogadores Thiago Costa e Yan Urquia.