CELEBRAÇÃO

Unidade Saúde comemora 50 anos da FURG com parabéns e sarau

Ações foram realizadas na área acadêmica do Hospital Universitário

Foto: Divulgação/HU-FURG

Na tarde de quarta-feira, 21, seguindo a programação de aniversário da FURG, estudantes, professores e servidores se reuniram para cantar parabéns à universidade na área acadêmica da Unidade Saúde. Além disso, também foi realizado um sarau organizado pela Faculdade de Medicina (Famed) e a Escola de Enfermagem (Eenf), que contou com apresentações de poesias, músicas, versos e contos.

A reitora Cleuza Dias participou do evento e comentou a importância de quem, há 50 anos, lutou pela criação da universidade em Rio Grande. “As celebrações são muito importantes porque é o momento de honrar aquelas pessoas que na década de 50 pensaram na importância do ensino superior para Rio Grande”, disse. Em sua fala, a reitora reforçou necessidade de defesa da educação: “além de celebrar, o momento é de fazer a defesa dessa universidade, para que ela continue sendo pública, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada, para que ela não perca sua identidade. E isso depende de todos nós”.

O diretor da Escola de Enfermagem e um dos organizadores do sarau, Edison Barlem, também ressaltou a história da FURG e celebrou a importância que ela tem na vida das pessoas: “Uma universidade que é muito maior que os nossos sonhos todos somados, uma vez que muito já foi sonhado e construído e muito ainda há de vir a ser sonhado por novas pessoas, por novos destinos, por novos futuros, novos caminhos. E como não conseguimos traduzir em palavras, pensamos em realizar esse sarau. Talvez a emoção dessas músicas, dos versos que hoje serão proferidos, por talentos nossos, consiga passar um pouco dessa história tão bela da nossa universidade”.

Além das comemorações dos 50 anos da FURG, a Faculdade de Medicina também homenageou como professor emérito o professor Oswaldo Barbosa, um dos fundadores do curso de Medicina e o primeiro professor de Psiquiatria. “Estamos duplamente felizes com este evento porque também comemoramos esta grande homenagem. A FURG, como eu digo sempre, é a nossa casa, nossa família. Eu particularmente devo muito a essa universidade porque toda minha vida profissional, e diria também que um pouco pessoal, foi construída aqui dentro. Me sinto privilegiado por ser docente e fazer parte dessa grande família”, contou o diretor da Famed, Obirajara Rodrigues.

No encerramento da atividade, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Daniel Prado, e a diretora de Arte e Cultura, Débora Amaral, realizaram uma apresentação de voz e violão. A ação contou ainda com a distribuição de palha italiana e de bótons com a marca dos 50 anos.