FURG 50 ANOS

Reitoria lança programação comemorativa

Marca dos 50 anos e projeto de concha acústica também foram apresentados

Foto: Daniel Corrêa/Secom
Em pé, o vice-reitor Danilo Giroldo fala ao público sentado em cadeiras no interior da sala Estuários, no Cidec-Sul. Em um telão atrás dele, há uma imagem onde se lê "Marca comemorativa" e "FURG 50 anos".

Na manhã de quinta-feira, 14, a reitora Cleuza Maria Sobral Dias e o vice-reitor Danilo Giroldo apresentaram à comunidade universitária e em geral a programação alusiva aos 50 anos da FURG. No evento ocorrido na sala Estuários, no Cidec-Sul, no campus Carreiros, foram apresentadas a marca dos 50 anos, a página do cinquentenário no novo portal da FURG e também as principais atividades já planejadas para celebrar o aniversário ao longo de 2019.

O início das comemorações aconteceu na assembleia universitária realizada em agosto de 2018, e como primeira atividade deste ano intenso de celebrações, a 46ª edição da Feira do Livro da FURG teve como tema “FURG 50 anos: um passado de memórias, um futuro de histórias”.

A reitora iniciou a coletiva destacando o crescimento da universidade, o aumento de sua infraestrutura e o crescimento da interiorização dos campi de Santo Antônio da Patrulha, Santa Vitória do Palmar e São Lourenço do Sul. Além disso, a gestora da universidade lembrou o perfil inclusivo da instituição, que cresceu nos últimos dez anos, através da aceitação do nome social e de processos seletivos específicos para indígenas e quilombolas.

“A FURG contribui de forma substancial para o desenvolvimento local e regional, e devido a isso é que, neste momento de comemoração dos seus 50 anos, é importante que se faça a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade”, mencionou a reitora.

Marca dos 50 anos

A vocação da FURG de ser uma universidade voltada para os ecossistemas costeiros e oceânicos está impressa no logotipo criado para o aniversário que se inspira visualmente na planta conhecida como estrela branca, ou soldadela-d’água (Nymphoides humboldtiana), que floresce na primavera e no verão nos lagos do campus Carreiros.

O vice-reitor explicou que a escolha da nova marca remete a várias características da universidade. "A própria beleza do Carreiros tem muita relação com o tipo de ecossistema em que ele está instalado. Boa parte dos vários tipos de lagos rasos que existem aqui trazem essa espécie, que já tem o seu apelo artístico próprio. A presença da estrela branca é uma característica importante que reflete a nossa preocupação e a identidade da universidade em relação à questão socioambiental. A beleza cênica e a importância ecológica dessa planta fazem dela um símbolo da saúde do ecossistema, da biodiversidade e do equilíbrio ecológico".

O professor Giroldo também apresentou o projeto de engenharia do Memorial aos 50 anos, uma concha acústica a ser construída no campus Carreiros, próximo ao prédio da reitoria. Proposta pelo Instituto de Letras e Artes (ILA), a edificação terá seu desenho inspirado nos traços da estrela branca. O projeto urbanístico está a cargo da equipe de arquitetura da Diretoria de Obras da Pró-reitoria de Infraestrutura (Proinfra). O projeto executivo ainda encontra-se em desenvolvimento pela equipe da Proinfra, e o processo de licitação deve sair em breve. Será um espaço comum de convívio destinado à comunidade acadêmica e também ao público externo, e que abrigará eventos artísticos e culturais e feiras.

Programação

Os gestores da universidade mencionaram alguns destaques da programação de 50 anos planejada para 2019, como a atividade de encerramento do Março Lilás. Com a celebração Elas no Palco, a ser realizada no dia 28 de março, a partir das 16h, a FURG convida toda a comunidade para o evento, que será no Cidec-Sul.

Outro destaque feito foi para a Semana do Meio Ambiente, que será realizada em junho. Em agosto acontece a tradicional Assembleia Universitária, mas neste ano em especial o evento acontecerá em duas edições, e haverá uma sessão também em outubro, no Dia do Servidor Público, para homenagear aqueles que ajudam a construir da universidade.

Em setembro acontece o Festival de Integração e Cultura nos campi da FURG, e em novembro, a atividade será realizada no Campus Carreiros. Além dessas atividades, a reitora mencionou ainda a inauguração de prédios, as diversas comemorações de aniversário de setores e órgãos que integram a FURG e também o lançamento de três publicações que contarão, através de fotos, narrativas e histórias, as memórias da universidade.

“Estar à frente da gestão da universidade nesse momento é algo muito especial e importante. Todos nós temos, de alguma forma, um sentimento de familiaridade e proximidade com a universidade, e por isso contamos com toda a comunidade rio-grandina e da região para que estejam conosco ao longo deste ano nas comemorações dos 50 anos da FURG”, finalizou a reitora.

A programação do aniversário seguirá sendo atualizada e está disponível no portal da universidade, na página dos 50 anos

 

Galería

A reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, e o vice-reitor Danilo Giroldo, ambos em pé, falam ao público sentado em cadeiras no interior da sala Estuários, no Cidec-Sul.

Marca dos 50 anos e projeto de concha acústica foram apresentados à comunidade

Foto: Daniel Corrêa/Secom