MÊS DA MULHER

Março Lilás na FURG convida comunidade a refletir e conversar sobre as mulheres

Atividades contam com rodas de conversa e apresentações artísticas

Foi aberta oficialmente na tarde de quinta-feira, 7, a programação do Março Lilás no município de Rio Grande. A abertura aconteceu no salão nobre da prefeitura municipal e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, que em sua fala mencionou a importância da luta das mulheres. “Esse é um momento importante, se hoje temos tantas mulheres ocupando cargos de relevância, é porque muitas outras lutaram e morreram para nos dar esse suporte, mulheres que ficaram ou estão no anonimato. Por isso, essa data tem que ser comemorada e lembrada sempre, para que seja reforçado aonde queremos chegar e tudo que ainda temos para conquistar”, disse a reitora na mesa de abertura composta majoritariamente por mulheres.

Na ocasião foi apresentado o espetáculo de teatro “Mulheres”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. João de Oliveira Martins, que tem como objetivo promover a reflexão sobre a violência contra a mulher. A peça é fruto do projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero, parceria do Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) da FURG com a Secretaria Municipal de Educação e a 18º Coordenadoria Regional de Educação.

A professora e uma das integrantes do Gese, Joanalira Corpes Magalhães, ressaltou o significado do mês de março na luta pela igualdade de gênero e no combate à violência contra a mulher. “Esse mês simboliza nossas ações de combate à violência, dá maior visibilidade às atividades que desenvolvemos nas escolas, além de promover a articulação de diversos órgãos e setores do município, que se unem na promoção e ampliação de espaços para o debate dessa temática”, afirmou Joanalira.

Sobre o papel da universidade neste contexto de reflexão e debate, que é o mês de março, a reitora da FURG comenta que “a universidade tem um papel muito importante pela sua função social no que lhe diz respeito à conscientização do papel da mulher na sociedade, na promoção do respeito e nas alternativas para acabar com a violência. A FURG como um espaço de interação de diferentes culturas, pensamentos e ideias, tem várias pesquisas voltadas para as questões de gêneros, resgatando as diversas lutas das mulheres ao longo da história, como a conquista pelo voto, por exemplo. Além disso, oportuniza, através de projetos de extensão, ações de continuidade, chamando mulheres e homens a olharem para esse tema, sempre atual na sociedade, a luta das mulheres pela igualdade na ocupação de espaços e também sobre a violência contra a mulher, pois infelizmente os números ainda são alarmantes em todo o país”, finaliza a reitora.

Programação

A programação do Março Lilás na FURG conta com diversas atividades artísticas, culturais e de debate sobre as mulheres em diferentes contextos. A diretora de arte e cultura da FURG, Débora Amaral, conta que a programação foi composta por projetos já existentes e também por novas propostas, que dialogam com a temática das mulheres. “Nossa intenção é compartilhar experiências com a comunidade interna e externa da universidade, através das atividades que acontecerão no decorrer deste mês”, explica a diretora da DAC.

Confira abaixo a programação do Março Lilás na FURG:

Roda de conversa Mulheres: é preciso falar sobre as violências
Com a mediação da assistente social da FURG Fernanda Fonseca, a atividade será realizada no dia 12 de março, às 15h, no Auditório das Pró-reitorias, em frente ao Pavilhão 4, no Campus Carreiros.

Cine Clube Cultura Viva - Exibição do filme "Que horas ela volta?"
No dia 14 de março, quinta-feira, às 18h, na Sala de Vídeo do Prédio das Artes do Campus Carreiros será exibido o filme “Que horas ela volta”. Após, haverá conversa, com a mediação de Deka Santorum.

Sarau Estudantil: Reggae, Rap e Poesia Marginal - Edição Especial Mulheres
O Núcleo de Extensão em Música sedia o Sarau Estudantil: reggae, rap e poesia marginal – ao lado do Prédio do DCE - FURG Campus Carreiros edição especial mulheres. É no dia 22 de março, a partir das 18h, no prédio da Música.

Roda de conversa sobre a violência contra a mulher
No campus São Lourenço do Sul, a professora Graziela Rinaldi da Rosa e a acadêmica Michaella Sant'Anna fazem a mediação de uma roda de conversa com mulheres para debater a violência contra a mulher e o feminicídio. A atividade inicia às 15h30, do dia 15 de março, no prédio 1 do Campus São Lourenço do Sul .
Mais informações podem ser obtidas pelos e-mails grazirinaldi@gmail.com e michaellasantanna@gmail.com

Lilac's Podcasts
Com uma atividade de curadoria, a Secretaria de Educação a Distância (Sead) elaborou uma playlist com podcasts produzidos por mulheres e que abordam diferentes assuntos, a exemplo de comunicação, esporte, tecnologia, pesquisa, feminismo, profissão, ciência, gestão, entre outros. Podcasts são materiais em áudio, que podem ser ouvidos online, ou salvos para ouvir em momento posterior. Os programas geralmente apresentam entrevistas, comentários, debates, entre outros conteúdos sonoros. A playlist está disponível na página da radioweb eXperimental, aqui: https://salapodcast.furg.br/podcast/lilacs

Atividades do Gese
O Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (Gese) elaborou uma programação artística e cultural para o Março Lilás. No dia 8 de março, iniciam-se as atividades do projeto Escola Promotora da Igualdade de Gênero. E, ao longo do mês, haverá a exposição itinerante “Entre desenhos e poesias estudantes expressam questões de gênero e sexualidade”. Além disso, trinta dias de poesia são propostos, com a atividade “Resistência em verso nas escolas públicas de Rio Grande”. A programação pode ser consultada na fanpage do grupo, no endereço: https://www.facebook.com/gese.furg/.

Troca de Livros
O projeto Troca de livros, do Instituto de Letras e Artes, consiste na troca de livros literários, em que as pessoas levam a obra que querem se desfazer e escolham outro livro da mesma temática. O importante para o projeto é que os livros circulem e cheguem ao maior número possível de pessoas. O projeto consiste em trocar livros por outros do mesmo gênero, mantendo assim a continuidade do acervo. Os gêneros das obras são categorizados em ficção, não ficção e literatura infantil e juvenil. Para serem trocadas, as obras não podem ser livros didáticos e precisam estar em bom estado de conservação. Além das trocas, o projeto se mantém com doações e distribuição de livros para projetos sociais.
O projeto estará presente no Coreto da Praça Tamandaré, no dia 8, das 16h às 19h.

Exposição Elas na FURG: vida e trabalho
A exposição apresenta retratos e histórias de mulheres trabalhadoras da universidade, em seus locais de trabalho. Está vinculada ao projeto de Extensão Narrativas Urbanas do Prof. Dr. Marcelo Gobatto (ILA/FURG).
A exposição poderá ser visitada no dia 28/3 na Cidec Sul a partir das 8h. Após a exposição se tornará itinerante nos espaços da instituição.

Celebração Elas no Palco: lá vem Maria
Como última atividade da programação do Março Lilás, a FURG convida a todas e todos para a celebração Elas no Palco, que será realizada no dia 28 de março, a partir das 16h, no Cidec-Sul. O projeto Elas no Palco, iniciado em 2018, neste ano soma-se à programação de 50 anos da FURG. Desta vez, a atração é o projeto Três Marias, idealizado por mulheres musicistas de diversas origens e trajetórias que se encontram no universo da música popular através da vivência e troca com mestras e mestres parceiros, enquanto um movimento de reencontro consigo mesmas, de resistência, fortalecimento, valorização de saberes populares e protagonismo feminino. No percurso, o grupo já teve várias formações, sendo um ponto de encontro de mulheres negras, indígenas e brancas. Juntas, lutam, por meio da arte, para uma educação antirracista, anti-homofóbica e antimachista. Hoje, a formação do grupo é composta por cinco colaboradas: Andressa Ferreira, Gutcha Ramil, Pâmela Amaro, Tamiris Duarte e Thayan Martins. O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.

 

 

Galería

Em uma mesa, da direita para a esquerda, aparecem sentadas a coordenadora de políticas públicas para mulheres no município, a representante da Marinha, a presidente da Câmara de Vereadores e o vice-prefeito de Rio Grande. Em pé, a reitora da Furg, com o microfone à mão. Atrás dela, um cartaz, em que se lê o texto: Rio Grande: eu amo, eu cuido.

Reitora da FURG, professora Cleuza Maria Sobral Dias participa da abertura do Março Lilás no município

Fotos: Fernando Halal/Secom