ANIVERSÁRIO

FURG é homenageada na Assembleia Legislativa do RS

Iniciativa multipartidária ressaltou a importância na valorização da educação

Foto: Divulgação

Foi realizada na quinta-feira, 22 de agosto, um Grande Expediente Especial, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, onde os deputados Fernando Morroni (PT) e Fábio Branco (MDB) dividiram a tribuna para homenagear o cinquentenário da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e também da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A reitora da FURG Cleuza Maria Sobral Dias esteve presente na homenagem, e disse que, “fiquei muito honrada com a referência, através dessa homenagem, agradeço muito aos dois deputados que reconhecem a importância das universidades federais para localidade na qual estão inseridas. A FURG em seus 50 anos de história, através de suas características e identidade, tem contribuído de forma considerável para o desenvolvimento não só do município, mas também da região”, afirmou a reitora.

A iniciativa multipartidária ressaltou a importância na valorização da educação superior. As instituições homenageadas além de serem reconhecidas como centros de excelência na produção de conhecimento, são também fundamentais na organização social da região, oferecendo serviços públicos nas áreas da saúde, educação, cultura e promoção da cidadania, mencionaram os parlamentares.

Referência

O emedebista Fábio Branco traçou a trajetória percorrida pelas duas instituições, da criação no final da década de 1960 a partir da fusão de instituições existentes, ao papel imprescindível desempenhado na atualidade em diversas áreas de atuação. Avaliou, especialmente, o impacto na vida da comunidade rio-grandina gerado por programas de extensão, como o Centro de Convivência Meninos do Mar, que atende crianças e adolescentes em vulnerabilidade; o Museu Oceanográfico, que mantém uma exposição permanente sobre a vida marinha; e o Centro de Habilitação de Animais Marinhos, todos desenvolvidos pela FURG.

Branco, que já foi prefeito de Rio Grande, abordou ainda as ações desenvolvidas pelo Núcleo de Desenvolvimento Econômico e Social, que fomenta o desenvolvimento de micro e pequenos empreendimentos, do Centro Regional de Estudos para Recuperação de Dependentes Químicos, do Serviço de Assistência à Construção Civil, voltado à população de baixa renda, e do Hospital Universitário, que é, segundo ele, imprescindível não só para Rio Grande, mas para outros municípios da região.

Cortes

Mesmo que o Grande Expediente Especial tenha servido para homenagear e relembrar os grandes feitos das instituições, os deputados também aproveitaram a ocasião para se manifestarem com relação aos cortes no orçamento das universidades federais. Fernando Marroni afirmou em seu discurso que, no “momento de veneração à ignorância, às fake news e à anticiência, a universidade é um forte polo de resistência”. “Não é possível aceitar o desatino que cortou 30% do orçamento da educação, rompendo com um processo de expansão do ensino superior e médio. O resultado disso pode ser o esvaziamento da capacidade de produzir conhecimento e a redução dos serviços à comunidade”, criticou.

Mesmo afirmando não ser contrário às reestruturações administrativas, Branco criticou os cortes nos orçamentos das universidades. “Qualquer solução deve ser discutida com as universidades e as comunidades em que estão inseridas. O Brasil tem realidades distintas e não pode decidir de cima para baixo em Brasília. É preciso ouvir os implicados para não afetar projetos em andamento”, ponderou.

Fábio Branco finalizou seu pronunciamento lembrando que, apesar das dificuldades enfrentadas especialmente na área da infraestrutura, em matéria de educação, a Região Sul é uma grande referência no Brasil. “Nossa população pode estufar o peito e dizer que num raio de 60 quilômetros há duas das melhores universidades do País”, finalizou.

O deputado Luiz Henrique Viana (PSDB) e as deputadas Sofia Cavedon (PT) e Luciana Genro (PSOL) se somaram à homenagem por meio de apartes. O Grande Expediente foi acompanhado por autoridades acadêmicas, lideranças políticas regionais e pelo secretário de Justiça e Cidadania, Catarina Paladini.

 

 

Galería

FURG recebe homenagem na Assembleia Legislativa pelo aniversário de 50 anos.

Divulgação