Fitec

Feira de Inovação Tecnológica encerra abordando a tecnociência social

Evento discutiu as temáticas da tecnologia, empreendedorismo e inovação

Foto: Nathalia Farias

O encerramento da 15ª Feira de Inovação Tecnológica (Fitec) da FURG foi marcado pela palestra do professor Renato Dagnino, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que abordou o tema da tecnologia social. Também, doutorandos e pós-doutorandos apresentaram suas pesquisas durante o “Minha tese em 180 segundos”.

Tecnologia Social

Professor na área de Política Científica e Tecnológica e pesquisador da temática há mais de 40 anos, Renato Dagnino trouxe a reflexão de como o tema da tecnociência chega até a população e a relação universidade-empresa-sociedade. Dagnino fez um resgate histórico conectando passado, presente e futuro e apresentou dados sobre o panorama da ciência com a dinâmica tecnocientífica.

Um dos caminhos da palestra foi o questionamento sobre qual o futuro da pesquisa universitária no Brasil e a revolução social a partir da economia solidária.

Minha Tese em 180 segundos

13 pesquisadores dos programas de pós-graduação da FURG apresentaram seus estudos na sala Talks da Inovação. O objetivo foi a divulgação científica em uma configuração no estilo pitch – um formato mais rápido, com a intenção de apresentar as ideias pesquisadas.

Além da banca composta pelo vice-reitor da FURG, Danilo Giroldo, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Eduardo Secchi, pelo diretor de pesquisa Leandro Bugoni, e representantes da Diretoria de Pós-graduação, os orientadores dos pesquisadores também prestigiaram as apresentações. Temas como o uso do farelo de arroz, os plásticos no meio ambiente, as propriedades químicas de remédios e a energia cinética foram expostos na ocasião, conduzida pelo coordenador de Gestão de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia, Luciano Ribeiro.

Empreendedorismo

As empresas juniores da FURG tiveram a oportunidade de expor seus trabalhos e serviços para a comunidade em um dos corredores do Partage Shopping. De acordo com Danúbia Espindola, os três dias de feira proporcionaram grande interação para as empresas que nascem no ambiente de inovação da universidade, tanto no Oceantec - Parque Tecnológico, quanto na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - Innovatio.

“Foi interessante ver a procura destes ambientes, como lojistas e empresários, com as empresas. Esse passo que a universidade dá em levar a inovação tecnológica para fora dos muros e colocar em um ambiente onde a sociedade está interagindo e os empresários estão atuando foi extremamente positivo e bem proveitoso”, ressaltou.

As estudantes Maria Eugênia Wigg e Rebeca Serafim, do curso de Administração e representantes da Ópus Consultoria Júnior, falaram da importância de estar em um ambiente como a Fitec. “Falar em empresa júnior é uma coisa muito nova. Levar isso para o público e mostrar que estamos trabalhando para ter um movimento econômico maior em Rio Grande é muito importante. Inclusive, este é um dos nossos pilares”, comentaram.

 

 

Galería

Encerramento 15ª Fitec

Foto: Nathalia Farias