,A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da FURG divulga a abertura do edital de bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica. Da mesma forma que em 2023, este ano todos os pedidos ocorrerão em um único edital, o qual contempla o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-AF) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) do CNPq, além dos Programas de Iniciação Científica (Probic) e Iniciação Tecnológica (Probiti) da Fapergs e o Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante – PDE/FURG (Bolsas Epoc – Pesquisa). As bolsas serão executadas entre setembro de 2024 e agosto de 2025.
Os procedimentos para pedido das bolsas serão totalmente online, em um único link/aba, sem formulários externos a serem enviados por email ou inseridos no Sistema FURG, algo que também reduz as chances de erro e desclassificação das propostas. Os proponentes podem solicitar até quatro bolsas, das quais no máximo duas de Iniciação Científica e duas de Iniciação Tecnológica, porém o limite de bolsas concedidas será de três bolsas por proponente, algo que já ocorreu, na prática, no edital anterior. O Professor ou Técnico deverá preencher distintos planos de trabalho dos bolsistas, cuja sequência de preenchimento também indicará a prioridade de recebimento das cotas. A pontuação a partir dos dados do Currículo Lattes segue automatizada, tendo o Qualis único da Capes como referência, simplificando a inscrição, reduzindo erros e eliminando a necessidade de conferência posterior pelos avaliadores. Basta o proponente atualizar seu Currículo na Plataforma Lattes que o sistema fará a extração automática dos dados. O proponente poderá visualizar uma prévia de sua pontuação após salvar a proposta nos Sistemas FURG, logo antes de submeter a proposta para verificação.
Haverá uma lista única para a distribuição das bolsas de Iniciação Científica e outra lista única para distribuição de bolsas de Iniciação Tecnológica, o que deverá atender um número maior de pesquisadores, como já ocorreu em 2023, quando 264 pesquisadores receberam pelo menos uma quota de bolsa. Aqueles pesquisadores que desejarem mais de uma quota de bolsa de Iniciação Científica/Tecnológica deverão fazer inscrições com planos de atividades distintos para cada bolsista (no limite de duas de IC e duas de IT) vinculados ao mesmo projeto cadastrado no Sisproj ou a projetos distintos.
O edital unificado está disponível no site da Propesp (aba Pesquisa > Bolsas > Bolsas IC/IT). O prazo limite para as inscrições vai até o dia 10 de maio. O prazo para início das bolsas será em setembro e há a expectativa de que mais de 350 bolsas sejam distribuídas. A orientação é que os proponentes leiam atentamente o edital. A inscrição deverá ser feita apenas através de cadastro online no Sistema FURG (Bolsas).