GES

Grupo de Empreendedorismo Social da FURG promove lives em tempos de pandemia

Diálogos virtuais abordam temas de interesse da comunidade universitária

No começo de setembro, o Campus Santo Antônio da Patrulha promoveu um bate-papo com os psicólogos Gabriela Martins e Roberson Rosa, com o objetivo falar sobre a importância da preparação e organização para os estudos online, com especial atenção aos desafios postos a estudantes e docentes na retomada do semestre letivo 2020/1 na FURG.

Intitulada “Mesmo quando tudo pede calma”, a live integra o projeto Socializando Ideias em Tempos de Pandemia – Diálogos em Ambiente Virtual, do Grupo de Empreendedorismo Social do campus. O projeto promove encontros online com convidados da FURG e de outras instituições para exposições e debates sobre temáticas de interesse da comunidade universitária, profissionais de diferentes áreas e comunidade em geral.

Segunda a coordenadora do projeto, Darlene Webler, a ação foi organizada para propor a viabilização de canais de discussões de entrecruzamento de temáticas sociais, de projetos de pesquisa e de extensão com temas específicos dos cursos de graduação. “Dada a suspensão das aulas na universidade e nas escolas do Rio Grande do Sul, e a orientação de isolamento social por conta da pandemia, o GES deu início a encontros de diálogos em ambiente virtual, que tem atingido grande número de pessoas, que assistem e interagem nas discussões”, pontua a docente.

A próxima live está prevista para a próxima segunda-feira, 14, às 19h, com o tema “Nosso campus universitário em Santo Antônio da Patrulha – as instalações e o reinício do semestre letivo no período emergencial”. O encontro será realizado na página do GES no Facebook.

Entre as temáticas discutidas nas lives do GES, já foram abordados temas como: informações sobre a pandemia e sobre modelo matemático de previsão da disseminação, com os professores Gustavo Platt e Fernando Kokubun, da FURG; ser e agir em tempos de pandemia, com os psicólogos Karen Eidenweis e Roberson Rosa; ensino remoto na Educação Básica – área de Linguagens, com os professores Franciele Krumenauer, Francielle Messaggi, Sabrina Fofonka e Izaias Rosa; ensino de Matemática de forma remota nos níveis de Ensino Fundamental, Médio e Superior, com os professores Lucas Nunes Ogliari (FURG), Rosimere Dias e Caroline Krumenauer, da Educação Básica; pesquisas sobre produtos naturais na FURG-Campus SAP, com a docente Neusa de Moura e os doutorandos Sara Fraga e Matheus Souza.